Geral
Março é marcado por encontros alusivos ao Dia Internacional da Mulher na região
07/03/2018 13:12
Emater/RS-Ascar divulga calendário de comemorações das regiões Fronteira Noroeste e Missões
Foto: Diversos eventos serão realizados ao longo do mês (Foto: Reprodução | Internet)

As celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher devem marcar o mês de março nas regiões Fronteira Noroeste e Missões. São pelo menos 40 eventos, promovidos ou apoiados pela Emater/RS-Ascar, que devem reunir mais de 13.600 mulheres, no total.

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto, destaca que além de ser uma data festiva, os eventos também irão contribuir com reflexões sobre a função social da mulher, seja na família, na propriedade ou em outros espaços da sociedade, equidade de oportunidades, combate à discriminação, inclusão social, econômica e política da mulher, cidadania e empoderamento, seja no meio rural ou urbano.

Na quarta-feira (07/03), acontece o Encontro de Mulheres em Giruá, a partir das 14h, no salão de eventos Congir, onde são esperadas aproximadamente 250 pessoas. Também às 14h do dia 07/03, em Tuparendi haverá palestra com a psicológica Lao Bertoldo e teatro com a Turma do Dionísio, no Clube União.  

Na quinta-feira (08/03), pelo menos nove municípios terão programações específicas: Caibaté, com palestra “Desvendando o Poder da Mulher” no Clube Sete de Setembro; Guarani das Missões, que realiza o Encontro Municipal da Mulher no pavilhão central do parque de eventos Clemente Vicente Binkowski, a partir das 18h; Horizontina, às 19h, realiza o “Chá com Aroma de Mulher”, no Centro de Convivência; Mato Queimado terá o encontro de mulheres às 19 h, no Centro de Convivência; Porto Vera Cruz, às 13h30, realiza encontro com palestra; Santo Antônio das Missões promove solenidade em homenagem às mulheres, às 8h30, na Câmara de Vereadores, e tendas temáticas para a mulher, a partir das 9h30; São Pedro do Butiá promove o Encontro Municipal da Mulher, na Linha Bonita, com início às 9h; Três de Maio promove encontro, com participação de aproximadamente 800 pessoas, às 9h, no salão da comunidade evangélica São Paulo; Ubiretama realiza o encontro municipal de mulheres, das 8h30 às 16h30; Bossoroca promove chá da tarde com palestra sobre saúde da mulher, às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A programação segue na sexta-feira (09/03), com palestra “Como Viver Bem”, com a psicóloga Silvia Jung, às 9h30, no ginásio de esportes de Novo Machado; encontro de mulheres em Santo Cristo, das 9h às 16h, no CTG Rancho da Amizade, onde são esperadas 350 pessoas; e 10ª edição do evento “De mulher para mulher”, em Tuparendi, às 20h, no clube União/ACI.

O sábado (10/03) também será marcado por uma extensa programação. Em Boa Vista do Buricá haverá palestra sobre os desafios da mulher, às 13h30, no centro de eventos da BR-472; Cândido Godói promove o 30º Encontro Municipal das Trabalhadoras Rurais, às 9h30, no salão paroquial; Eugênio de Castro promove o encontro municipal de mulheres, às 14h, no salão paroquial evangélico; Independência aborda o tema “Auto-estima: quando me amei de verdade”, no encontro a ser realizado às 9h30, na comunidade de Ponte Queimada; Nova Candelária realiza o encontro de mulheres às 13h30, no salão da Schweinfest; Porto Xavier foca na valorização da mulher em encontro no CTG, às 9h30; Salvador das Missões sedia o Encontro de Clubes de Mães e Famílias, às 9h30, na Esquina Faxinal.

No domingo (11/03) será a vez dos encontros de mulheres de São Luiz Gonzaga - às 9h30, no salão comunitário de Rincão de São Pedro -, Garruchos, às 9h, no salão comunitário de São José Velho – e de Santa Rosa, às 10h, em Lajeado Pessegueiro.

Na quarta-feira (14/03), ocorrem o Chá das Mulheres em Santo Ângelo, às 13h30, no Distrito de União/Comunidade São Pedro, e o 19º Fórum da Mulher em São Miguel das Missões, das 13h30 às 17h.

A Noite da Mulher, em São José do Inhacorá (19h30, no salão comunitário católico) e a palestra sobre a valorização da mulher, em Vitória das Missões (Clube 19 de Maio, às 13h30) serão realizadas na quinta-feira (15/03).

O Encontro de Mulheres de Tucunduva acontece na sexta-feira (16/03), às 19h, no salão paroquial, com previsão de participação de 450 pessoas.

No sábado (17/03) serão realizados o Encontro da Mulher Alegriense, com previsão de público de 900 pessoas, às 9h, no CTG Querência Alegre; o Encontro da Mulher em Porto Lucena, no salão paroquial, a partir das 10h; e o Encontro de Mulheres de Roque Gonzales, às 9h, no Ser Olaria.

Em São Luiz Gonzaga será promovida palestra motivacional no dia 20/03, às 14h30, no salão comunitário do bairro da Gruta.

Outros eventos já foram realizados no último final de semana em Alecrim e Campina das Missões no sábado (03/03) e em São Paulo das Missões no domingo (04/03).
 

Fonte: Emater/Ascar-RS

Mais notícias - Geral