Geral
Programa Bolsa Juventude Rural foi apresentado em Santo Antônio das Missões
23/02/2018 14:53
Foto: Objetivo do programa é implantar projetos produtivos sustentáveis e estimular sucessão nas propriedades rurais familiares (Foto: Reprodução | Internet)

Em reunião, na quinta-feira, dia 22, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi apresentado aos jovens e famílias, o Programa Bolsa Juventude oferecido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

O Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares. O auxílio, de R$ 200 mensais é pago por um período de 10 meses.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato Valdemari Belchor, na reunião participaram seis famílias, outras estiveram buscando informações durante horário de atendimento da entidade.

Valdemari explicou que existem alguns pré-requisitos para concorrer ao programa, e entre eles estão, residir e a família desenvolver atividades produtivas no meio rural, ter a idade de 15 anos a 29 anos, estar estudando no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, entre outros.

A presidente evidenciou que no RS estão disponíveis 500 bolsas, destas 200 são para jovens cursando o 2º ano e 300 bolsas para os que estudam no 3º ano.

Ela informou que está aberto o edital de seleção e o período de inscrições vai até o dia 9 de março e devem ser feitas direto no site da SDR. Aqueles jovens interessados e que se enquadrarem irão concorrer com os demais inscritos no demais municípios de Estado, e assim que inscrever, o jovem deve aguardar a confirmação da inscrição, e se selecionado ele terá 60 dias para elaborar e encaminhar um projeto produtivo para a propriedade da família para ser avaliado.

Valdemari destacou que a organização de documentações, o Sindicato poderá auxiliar e a Emater local está acompanhando esse processo de apresentação, porque no momento em que haver necessidade de elaborar projetos, será preciso auxílio de um técnico.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral