Geral
Horário de verão encerra à meia-noite deste sábado e relógios devem ser atrasados em uma hora
17/02/2018 09:27
Foto: Em 2018, o período do horário de verão vai começar no primeiro domingo de novembro (Foto: Reprodução | Internet)

O próximo final de semana vai ser um pouco mais longo para alguns estados do país e no Distrito Federal. Chega ao fim à meia-noite deste sábado (17) o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora. Dessa forma, os relógios desses estados voltam a ficar sincronizados com as demais regiões do país que seguem o fuso horário de Brasília.

De acordo com as informações divulgadas pelos diversos meios de comunicação, para 2018, há uma alteração, após o presidente Michel Temer ter assinado um decreto, a duração do horário de verão diminui em duas semanas. Assim, ao invés de começar na terceira semana de outubro, o período vai começar no primeiro domingo de novembro, ou seja, pode se preparar para atrasar seu relógio no próximo dia 4 de novembro.

A data de encerramento continuará no terceiro domingo de fevereiro de cada ano.

Anteriormente a assinatura deste decreto e a decisão de encurtar a duração do horário de verão, o governo cogitou colocar fim ao período, devido questões polêmicas aos altos índices de consumo de energia elétrica e um estudo do Ministério de Minas Energia apontar queda na efetividade da medida, pois o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas, sim, à temperatura, ou seja, os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

Então, a decisão do presidente de encurtar o período do horário de verão se deu após um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a mudança de horário tivesse início somente um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. Segundo o TSE, a mudança pedida pelo ministro visa evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral