Geral
Loureiro tratou da ponte internacional com o governador da província de Missiones
08/02/2018 08:49
Foto: Nesta sexta-feira, em Porto Xavier, ocorre reunião com participação de deputados da Argentina (Foto: Divulgação | ALRS)

Depois da mobilização que resultou na aprovação de uma emenda da bancada federal gaúcha destinando recursos no Orçamento da União deste ano para a construção da ponte internacional Brasil-Argentina sobre Rio Uruguai, em Porto Xavier, as tratativas para viabilizar a obra prosseguem no foco de lideranças políticas. Nesta semana, o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) tratou do assunto com o governador da província argentina de Missiones, Hugo Passalacqua.

Por se tratar de uma obra binacional, o parlamentar entende que é necessário ajustar muitas questões com o país vizinho, visão comungada pelo governador de Missiones. “Tenho priorizado esse tema junto ao governo federal”, disse Passalacqua. Nesse sentido, uma reunião nesta sexta-feira, dia 09, em Porto Xavier, terá a participação de deputados argentinos, com o intuito de avançar nas tratativas sobre o tipo de financiamento, entre outros itens técnicos que exigem definição conjunta.

A obra da ponte internacional integra acordo firmado em 15 de dezembro de 2000, entre Brasil e Argentina, para viabilizar a construção conjunta de novas travessias entre os dois países. A ponte ligando Porto Xavier a San Javier teria aproximadamente 900 metros de extensão e seria erguida em formato diferenciado, com pórtico estilizado homenageando a saga jesuítica na América do Sul. A intenção das lideranças da região é que a ponte seja denominada Papa Francisco.

 

Fonte: Assembleia Legislativa do RS

Mais notícias - Geral