Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Prefeitura de Bossoroca oficializa adesão ao SIM/RS
06/02/2018 17:17
Foto: O SIM/RS visa a união de Estado e municípios na busca de soluções de combate à criminalidade (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

Nesta terça-feira (06), o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, recebeu o prefeito em exercício de Bossoroca, José Moacir Fabricio Dutra, para oficializar a adesão do município ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS). O ato de assinatura aconteceu no gabinete do secretário, na sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre.

Para Schirmer, está comprovado que a união e mobilização dos municípios intensificam as estratégias contra o crime. “O SIM/RS já conta com 181 prefeituras aptas para integrarem o sistema, sendo que dessas, 87 já firmaram a parceria. Essa é a prova de que as instituições estão se conscientizando que a melhor alternativa para obtermos sucesso contra o crime é trabalhando junto”, afirmou.

SIM/RS
O SIM/RS teve início em abril de 2017 e visa a união de Estado e municípios na busca de soluções de combate à criminalidade, além da participação da sociedade civil organizada. Uma das principais ações previstas no SIM/RS está no aperfeiçoamento de tecnologias já existentes nos órgãos participantes, como o uso inteligente das câmeras de videomonitoramento.
 
A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor. O SIM/RS é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por suas instituições vinculadas, outras secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil.
 
O sistema é formado por cinco eixos: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.
 
A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinarem o termo de cooperação serão interligadas ao Centro Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPs) já existentes nas regiões ou municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do RS

Mais notícias - Geral