Geral
Seduc abre neste mês a segunda etapa do Censo Escolar
02/02/2018 13:30
Foto: Esses dados são fundamentais para a implantação das políticas públicas (Foto: Reprodução | Seduc-RS)

A Secretaria Estadual de Educação comunica a abertura da segunda etapa do Censo Escolar 2017 da Educação Básica, no Sistema Educacenso  do Inep/MEC, denominada “Módulo Situação do Aluno”. Este módulo tem por objetivo coletar as informações do final do ano letivo, referente ao rendimento e movimento dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar.

Segundo a Portaria nº 316, de 4 de abril de 2007, o preenchimento das informações do Censo Escolar, inclusive do módulo “Situação do Aluno”, é de responsabilidade dos diretores e dirigentes dos estabelecimentos públicos e privados, bem como das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que trabalham em cooperação com as escolas.

Esses dados são fundamentais para a implantação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar. As informações coletadas deste módulo serão utilizadas para o cálculo das taxas de rendimento (aprovação e reprovação) e abandono. As taxas de rendimento escolar compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e, também, são utilizadas para subsidiar o Plano Nacional de Educação (PNE).

A Portaria nº 269, de 23 de março de 2017, publicada no Diário Oficial da União, estabelece as datas e os respectivos responsáveis pela coleta do módulo “Situação do Aluno”.
 
CRONOGRAMA:
Início da coleta: 1/2/2018;
Encerramento da coleta: 16/3/2018;
Disponibilização dos relatórios gestores: 2/4/2018;
Reabertura da Situação para conferência: 2 a 16/4/2018;
Disponibilização pelo INEP dos relatórios no módulo "Situação do Aluno“ contendo os dados finais: 14/05/2017.
 

 

Fonte: Secretaria Estadual de Educação - RS

Mais notícias - Geral