Geral
Inscrições do Prouni 2018 poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de fevereiro
01/02/2018 11:08
Foto: A inscrição é gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni (Foto: Reprodução | Internet)
O processo seletivo do Prouni do primeiro semestre de 2018 terá uma única etapa de inscrição: de 06 de fevereiro até as 23h59min de 09 de fevereiro de 2018, observado o horário oficial de Brasília.
 
A inscrição é gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode pesquisar on-line as instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo do primeiro semestre de 2018.
 
Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2017 e a senha mais recente usada no Enem. Caso não se recorde do número de inscrição do Enem 2017 ou a senha, o candidato pode recuperá-los na página do Enem.
 
Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
 
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
 
Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
 
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Ela só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
 
O processo seletivo do primeiro semestre de 2018 é constituído de duas chamadas sucessivas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2018; o da segunda chamada em 02 de março de 2018.
 
Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa.
 
É de inteira responsabilidade dos candidatos a consulta aos resultados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento de possíveis alterações. A eventual comunicação por via eletrônica do MEC com os candidatos tem caráter meramente complementar.

 

A pré-seleção, em qualquer das chamadas do Prouni, assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionado seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso.
 

Fonte: Site Prouni

Mais notícias - Geral