Geral
Diversas homenagens irão marcar o aniversário de Jayme Caetano Braun
27/01/2018 09:14
Celebração ocorre na terça-feira (30), na Praça do Pajador
Foto: Programação no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun inicia às 6 horas (Foto: Larissa Dorneles)

A terça-feira, 30 de janeiro, será marcada por homenagens ao artista missioneiro Jayme Caetano Braun. Para celebrar o 94° aniversário de nascimento do pajador, a Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo, irá realizar uma programação especial no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

As atividades iniciam ao amanhecer, quando cavaleiros do piquete Querência do Bugio, juntamente com outras entidades, irão acender uma chama na Praça do Pajador em homenagem ao artista. Ao longo do dia, entidades do município irão realizar a guarda do fogo simbólico, o qual será extinto no final da tarde. A partir das 18 horas, iniciam as apresentações artísticas com a participação de músicos, trovadores e pajadores do município, prestando homenagens a Jayme Caetano Braun. A celebração também terá mateada com a Ervateira Rei Verde e distribuição de bolos fritos, com o apoio do Dosul Supermercados.

A chefe do Setor de Turismo, Rose Grings, convida a população para participar do evento. “Desde 2001, em virtude do aniversário de Jayme Caetano Braun, o dia 30 de janeiro foi instituído no Rio Grande do Sul como ‘Dia do Pajador’. Não poderíamos deixar uma data tão importante como essa passar em branco. Por isso convidamos as entidades do município e a comunidade para celebrarem conosco, na terça-feira, a memória e as obras deste grande artista”.

O evento conta também com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), MB Farmácias, Casa das Cópias, Associação São-luizense de Autores (ASAS), APARP, Casa do Poeta, Confraria Missioneira, diretoria da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, CTG Galpão de Estância, Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, Felipe Lunardi – Propaganda e Sonorização Comercial, Sindilojas e dos voluntários do projeto “Ler é Bom Demais”.

  
MEDALHA DO PAJADOR
Além de prestar homenagens a Jayme Caetano Braun, o Executivo são-luizense e o Comtur também irão homenagear as entidades que promovem a preservação e a divulgação do trabalho do grande artista missioneiro. Neste ano, a comemoração irá contar com a entrega da “Medalha do Pajador”. Na terça-feira, a honraria – confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro – será entregue ao CTG Galpão de Estância e ao DN Carlos Bastos do Prado, a fim de ressaltar a importância do trabalho de ambas as entidades na preservação do legado de Jayme Caetano Braun. 
 

Autor: Larissa Dorneles

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Mais notícias - Geral