Geral
Hospital Regional de Santa Maria será 100% SUS
22/01/2018 08:28

“O Regional será referência para o Estado e terá atendimento 100% SUS”, afirmou o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis na sexta-feira, (19), em coletiva de imprensa no município de Santa Maria . Ele falou da abertura do hospital por meio de um convênio de gestão compartilhada entre a Fundação Instituto de Cardiologia e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A instituição entrará em funcionamento com um grande ambulatório, de várias especialidades para o atendimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Estão previstas especialidades como buco-maxilar, cardiologia , cirurgia geral , pediatria, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia, fisiatria , nefrologia , neurocirurgia , oftalmologia , otorrinolaringologia pneumonologia e reumatologia. Também será especializado em reabilitação que atenderá pacientes que receberem o primeiro atendimento em hospitais da região.

“Serão investidos de R$ 50 a R$ 60 milhões para aquisição, locação ou leasing de equipamentos, vamos buscar parte desses recursos junto ao Ministério da Saúde ,“ disse o secretário.

Depois de firmado o convênio com a Fundação Instituto de Cardiologia, que está em fase de elaboração, será feita a contratação de profissionais e a aquisição dos equipamentos. “Nós esperamos que, em muito pouco tempo, já possamos fazer o ambulatório funcionar” disse Gabbardo. Para essa etapa de funcionamento do ambulatório serão contratados cerca de 200 a 300 funcionários.

Sobre a escolha do Instituto de Cardiologia o secretário explicou “passamos por negociações com sete instituições desde julho de 2017, quando o hospital Sírio Libanês entregou o plano operativo, até chegar ao Instituto de Cardiologia. Esta decisão de ser 100% SUS está estabelecida desde o início dos trâmites com a Fundação”.

 A unidade vai ser referência para patologias crônicas, tendo todas as especialidades necessárias e mesmo que uma pessoa tenha convênio, será atendida pelo SUS”. Como o Instituto de Cardiologia é filantrópico, todos os recursos financeiros devem, obrigatoriamente, ser reinvestidos no próprio hospital.

A coletiva de imprensa foi realizada na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Estavam presentes o vice-prefeito de Santa Maria, Sérgio Cechin e a secretária municipal da Saúde, Liliane Mello Duarte.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Mais notícias - Geral