Geral
70% da cultura de arroz está em período vegetativo em Santo Antônio das Missões
20/01/2018 09:38
Falta de chuva preocupa e momento é de racionamento da água dos mananciais
Foto: Lavoura na Agropecuária Manjabosco (Foto: Roger Portela)

Nesta semana, a reportagem do Jornal Fronteira Missões entrou em contato com Roger Portela, chefe do 8º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz e responsável técnico orizícola de Santo Antônio das Missões e conversou sobre a situação da cultura de arroz no município.

Roger informou que nestes dias 70% das lavouras estão em período vegetativo e 30% das lavouras em ciclo reprodutivo, mas no geral a condição é de pleno desenvolvimento, apresentando um bom potencial produtivo. Evidenciou que as faltas de chuvas já preocupam os agricultores pelos baixos níveis dos mananciais, sendo quem, em alguns casos já há racionamento de água na irrigação para garantir que nos estádios críticos da cultura não falte água.

O técnico destacou que estão em um período de monitoramento dos níveis dos mananciais e de acompanhamento dos boletins de meteorologia de todos os institutos de forma bem apreensiva, visto que não tem previsão de nenhuma chuva que possa ajudar na reposição desse níveis, com isso, Roger pede aos produtores que, em qualquer dúvida, antes da tomada de decisão de racionar ou não água para irrigação que procurem o IRGA, que solicitem uma orientação e ainda recomendou qualquer tipo de desperdício de água.

Sobre as pragas e doenças, lembrou que esta fase é o de aparecimento ou não destas moléstias, sendo extremamente importante o monitoramento, evitando o uso de qualquer agente químico sem necessidade, isso principalmente, pelo meio ambiente e pelo custo alto de produção do arroz qual praticamente está inviabilizando o setor devemos evitar desembolsos desnecessários.

Questionado, Roger informou que na região, as lavouras estão na mesma situação do município de Santo Antônio das Missões, encontram-se com bom nível tecnológico, semeadura dentro da época recomendada, bom estande de lavoura, radiação solar ótima, porém, a falta de chuvas consideráveis para reposição dos níveis dos mananciais preocupa muito, que se persistir causará prejuízos ao setor. Destacou ainda que no campo financeiro a grave crise financeira é algo que está tornando a atividade vulnerável a inviabilidade produtiva devido aos altos custos de produção e baixos valores de comercialização do arroz.
 
REUNIÃO DE ARROZEIROS
O Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros de São Borja irão realizar uma reunião na segunda-feira, dia 22, a partir das 9h no Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Borja para tratar de diversos assuntos, sendo: A falta de competitividade do arroz gaúcho, custo de produção, endividamento do setor e as medidas a serem tomadas.
 
Estão convidados a participar da reunião os produtores de arroz de Santo Antônio Das Missões, Itacurubi, São Borja, Maçambará e as empresas fornecedoras de insumos destes municípios.
 
O evento contará com a presença do presidente das Federarroz Henrique Dornelles.
 
Roger reforça a importância da participação de todos os arrozeiros de Santo Antônio das Missões e demais município na reunião, pois será abordado e decidido sobre as próximas ações a serem tomadas pelas entidades de classe para buscar soluções para estancar a maior crise já vivida pelo setor arrozeiro do Rio Grande do Sul.
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral