Geral
Associação Pecuária Familiar Missioneira de Santo Antônio das Missões realizou reunião nesta semana
19/01/2018 14:33
Principal pauta do encontro foi o manejo de bovinos em campo nativo
Foto: A Associação conta com 31 famílias de pecuaristas participantes e 23 delas implantaram as unidades de observação (Foto: Divulgação | Emater)

Na última quarta-feira, dia 17, a Associação Pecuária Familiar Missioneira de Santo Antônio das Missões, juntamente com a Emater, realizou a primeira reunião do ano de 2018, na propriedade de Egydio Ferreira Ortiz no Rincão do Manoã.

Na oportunidade, os pecuaristas trataram diversos assuntos e entre eles estava o manejo de bovinos em campo nativo.

De acordo com o técnico Flávio Bonato, o trabalho desenvolvido pela Associação está voltado à criação de bovinos e ovinos no campo nativo e vem sendo desenvolvido há um bom tempo no município. Desde o segundo semestre do ano de 2017, um grupo de 23 pecuaristas vem implantando as unidades de observação em suas propriedades, através de recursos destinados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo do Estado, via o projeto do Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais).

Ele detalhou que as unidades de observação são pequenas áreas isoladas, variando de 1 a 4 hectares, de acordo com o tamanho da propriedade e nela está sendo desenvolvida a correção de solos com aplicação de calcário e também melhorias na fertilidade através de amostras de solos e análises de interpretação. Ressaltou ainda que as unidades continuarão sendo monitorada e no período de inverno serão desenvolvidas ações voltadas a semeadura.

Disse que durante esse verão já pode-se observar em diversas localidades a variação do comportamento dessas áreas, onde simplesmente no isolamento dos animais tiveram um maior desenvolvimento dos vegetais.

Durante a reunião foi desenvolvida uma atividade a campo, momento em que os pecuaristas fizeram uma análise do comportamento e desenvolvimento das pastagens que passaram pelos primeiros 30 dias de cercamento e isolamento dos animais, bem como o que que deve ser feito a partir de agora para que se possa seguir com o desenvolvimento do manejo dos bovinos.

O engenheiro agrônomo André Oliveira, informou que a partir das observações o objetivo é que os pecuarista possam se apropriar das informações geradas na sua propriedade para seguir colocando em prática e continuar melhorando sua propriedade como um todo.

Ele destacou que nessas unidades implantadas já foi feito a calagem e adubação e já começaram a dar resultados, considerando que, só o processo de calagem vai fazer com que ocorra a elevação do PH o que vai trazer uma infinidade de benefícios para as áreas de pastagens, porque a maioria das unidades de observação estão localizadas em áreas que possuem solos extremamente profundos e férteis, porém esses nutrientes não estão disponíveis para as plantas em função do solo ter um PH ácido. Sendo assim, a calagem vai causar a elevação do PH e as sementes que estão no solo vão começar sofrer quebra de dormência e irão germinar, o que consequentemente, irá gerar um aumento da diversidade de espécie e um incremento nutricional maior para os animais que estarão sobre pastejo, devido ao aumento da oferta de forragem.

André falou que no período de inverno, a Associação trabalhará a questão de semeadura, para tentar aplicar pastagem de inverno e fechar a lacuna, assim haverá uma diversidade de pastagens o ano todo, bem como o solo terá maior cobertura o que auxiliará na descompactação e aumento de microrganismos, devido a um incremento de material orgânico.

O agrônomo ainda informou que a próxima reunião será realizada no mês fevereiro na propriedade de Edil Machado no Rincão dos Garcia.

Por fim, Flávio ressaltou que a Emater vem contando com o apoio de diversas entidades e autoridades, e que a importância do trabalho desenvolvido dentro da associação se consolida a cada dia, e por isso neste ano de 2018 o objetivo é criar outro grupo de pecuaristas familiares visto que atividade na pecuária em Santo Antônio das Missões aumenta a cada ano. Novas reuniões serão realizadas a partir de março para iniciar as tratativas da criação do novo grupo de pecuarista.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral