Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Definida programação para série de atos que lembram cinco anos da Kiss em Santa Maria
17/01/2018 14:43
Foto: Definida programação para série de atos que lembram cinco anos da Kiss em Santa Maria (Foto: Mauro Schaefer)

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria definiu na terça-feira a programação para uma série de atos que lembram cinco anos do incêndio que vitimou 242 pessoas em janeiro de 2013. Os eventos serão realizados nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. 

Quinta-feira, 25 de janeiro 
A jornalista Daniela Arbex lançará, no Theatro Treze de Maio, às 19h30min, o livro Todo Dia a Mesma Noite, que relembra e homenageia as vítimas da tragédia.  Daniela é repórter especial do jornal Tribuna de Minas há 22 anos, e estreou na literatura com o livro Holocausto Brasileiro, que em seguida foi transformado em um documentário homônimo. Para escrever Todo Dia a Mesma Noite, a jornalista acompanhou, por dois anos, a rotina de famílias que viram sua vida mudar completamente depois de 27 de janeiro de 2013. 
 
Sexta-feira, 26 de janeiro
Exibição do documentário Depois Daquele Dia, de Luciane Treulieb, irmã de João Aloísio Treulieb, vítima da tragédia, às 20h30min na Praça Saldanha Marinho. O documentário é produzido pela TV OVO, e faz refletir sobre os impactos e os aprendizados que a tragédia trouxe para a cidade e para a própria Luciane.
 
Após a apresentação, às 21h30min, familiares de vítimas farão uma caminhada iluminada por velas da Praça Saldanha Marinho até o imóvel em que funcionava a boate, na Rua dos Andradas. A partir das 22h45min, haverá cânticos e orações e, em seguida, à meia-noite, será realizada uma vigília em frente ao prédio da boate.
 
Sábado, 27 de Janeiro 
Às 9h no Salão Azul do Conjunto I do Centro Universitário Franciscano (Rua dos Andradas, 1614), será lançado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) o concurso público de projetos arquitetônicos para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss e será aberto o período para inscrições dos arquitetos e escritórios interessados em participar. A previsão é que a entrega dos projetos, por meio do site do concurso, seja feita no dia 2 de abril. As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta de cinco arquitetos (dois do Rio Grande do Sul, dois de outros estados do Brasil e um do exterior). O julgamento será feito de forma sigilosa, sem que os julgadores saibam de quem são as propostas. A expectativa é que o vencedor do concurso seja conhecido em 10 de abril e que a assinatura do contrato com vencedor seja feita em 24 do mesmo mês, quando deverá ser dado início à elaboração dos projetos executivos e de toda a tramitação burocrática junto aos órgãos competentes.
 
Às 10h, também no Salão Azul, o diretor jurídico da AVTSM Paulo Carvalho fará uma apresentação com o panorama dos processos judiciais ligados à tragédia e a luta pela federalização da ação principal junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. Com o tema Cinco anos de busca por Justiça, Paulo também irá tratar sobre os encaminhamentos à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), pedindo a punição do Estado brasileiro por omissão, negligência e descumprimento da lei no caso Kiss. Logo depois, será feita uma apresentação sobre a luta da AVTSM em relação à prevenção de incêndio nesses cinco anos.
 
Às 17h20min, será realizada a abertura dos eventos na Praça Saldanha Marinho. No início, um corneteiro da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) fará uma homenagem às vítimas da tragédia, com O Toque de Silêncio (também conhecido como Taps). Logo após, ocorrerão os seguintes eventos abertos ao público em geral.
 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral