Geral
Retrospectiva Grupo Fronteira Missões 2017 – Outubro
29/12/2017 16:29
Foto: (Arte | Eliara Cruz)

O Grupo Fronteira Missões entrega um apanhado de notícias que foram destaque entre as mais de 1.600 publicadas no site durante o ano de 2017.

Esta publicação evidencia os principais acontecimentos do mês de outubro do ano que está se encerrando. A cada publicação você acessa os fatos transcorridos no texto que destaca uma síntese da notícia o internauta poderá acessar o link (Trecho em Azul) e ir diretamente a informação completa.

Confira os principais acontecimentos do mês de outubro:

Atividades alusivas a Semana do Município foram realizadas em outubro

(Foto: Jéssica Ourique)


Dia 12, às atividades alusivas aos 52 anos de Santo Antônio das Missões iniciaram logo pela manhã, onde a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou missa 52 anos do município e festa de Nossa Senhora Aparecida.

Durante a tarde, na Praça da Matriz esteve à Escola do Chimarrão, a qual ensinava a população participante as diversas maneiras de fazer o chimarrão, bem como, apresentava os benefícios da erva mate. Ainda conforme programação, o Sesc realizou atividades. Posteriormente, a Administração Municipal realizou o corte do bolo do 52 anos do município para degustação da Comunidade.

Durante a noite, foi realizada em Santo Antônio das Missões a etapa classificatória do Festival Nossa gente em Canto. Nesta oportunidade reuniu-se a comunidade em geral autoridades e diversos músicos locais.

Na primeira etapa apresentaram-se 26 músicos 12 classificaram se a grande final, o vencedor foi Francisco Barbosa com a Valsa e O vento Levou.



Temporal causou estragos na região das Missões

(Foto: Rosemari Fontela)


Na tarde do domingo, dia 1 de outubro, por volta das 13h40min, com a chegada da chuva, o município de Santo Antônio das Missões foi atingido por um vento forte, momento em que na Avenida Florduarte José Marques galhos caíram sobre a pista, árvores quebraram e nos bairros da cidades algumas casas sofreram estragos no telhado. No interior do município, também houveram danos, casas foram parcialmente destelhadas, galhos e árvores tombaram, casos aconteceram no Rincão do Barreiro e no Rincão da Chácara, onde produtores de hortifruti registraram prejuízos na produção e nas estruturas de estufas.

Em São Luiz Gonzaga, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, local onde acontecia o último dia da Expo São Luiz, estruturas caíram, em evidencia, o palco principal e alguns standes de expositores foram destruídos. Em Cruz Alta, onde acontecia a Fenatrigo, a feira, assim como em São Luiz, também teve que ser cancelada.

De acordo com a Cermissões, o temporal deixou mais de 7 mil associados/consumidores sem energia



Expo São Luiz foi encerrada antecipadamente devido ao forte temporal

Decisão de encerramento foi tomada pela comissão central, depois que o forte temporal que atingiu a cidade no início da tarde deixou um grande rastro de estragos em toda a feira. A tempestade derrubou árvores, cortou a energia e destruiu vários estandes. Milhares de pessoas estavam no parque quando os fortes ventos começaram. Foi tudo muito rápido. O público foi pego de surpresa, alguns até tiveram ferimentos leves, mas nada mais grave.

Foi o ponto com maior estragos na cidade, justamente por se tratarem de estandes que naturalmente são mais frágeis. Sem condições de seguir, o evento termina antes do esperado. Ainda estavam previstos dois shows para hoje à noite, quando também seria apresentado o novo presidente da feira, fato que agora será feito em outra oportunidade.

 

 


IBGE inicia coleta de dados do censo Agropecuário 2017


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dá início na segunda-feira (02) à coleta do Censo Agropecuário 2017. Durante os próximos cinco meses, quase 19 mil recenseadores visitarão mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País. Serão levantadas informações sobre a área cultivada, produção, pessoal ocupado no setor, irrigação, uso de agrotóxicos e agricultura familiar, entre outros temas.

Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Confira o que falam os recenseadores:
http://www.89radiofm.com.br/noticias/view/id/6260/supervisores-do-posto-de-santo-antonio-das-missoes.html

 


Realizado Seminário Municipal de Legislações de Agroindústrias em Santo Antônio das Missões

(Foto: Grupo Fronteira Missões)


Na sexta-feira, dia 27, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio das Missões foi sede do Seminário Municipal de Legislações de Agroindústrias.

Pela parte da manhã lideranças e a comunidade santo-antoniense reuniram-se para discutir sobre a regularização de agroindústrias familiares e a legislações empregadas nas unidades de processamento alimentício.

Agnaldo Barcelos, presidente do STR, informou que o seminário foi um preparatório para a reunião da parte da tarde, podendo assim os produtores propor mudanças na legislação, esclarecer os problemas e gargalos da produção.
 


Leis e regras de fiscalização das agroindústrias são discutidas em audiência pública
Na tarde da sexta-feira (27) no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi realizada uma audiência pública de avaliação das regras e leis que regem as agroindústrias. O objetivo é buscar formas de proporcionar um acesso mais justo a atividade no Estado.

Na abertura, o relator da subcomissão deputado Elton Weber destacou a importância do momento como forma de proporcionar, através de um legislação específica um cenário mais justo que promova o fortalecimento da atividade no campo e a sucessão rural .

Foi aberta uma rodada de manifestações dos presentes, oportunidade em que foi evidenciada as dificuldades voltadas as regras das indústrias, problemas de exigências sanitárias, custos na formalização das agroindústria e restrições na hora da venda.

Neste mês de dezembro os pontos levantados nas audiências serviram de base do relatório da subcomissão que busca mudanças nas regras.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral