Geral
Coopatrigo e Basf promovem concorrida reunião técnica
22/12/2017 13:28
Objetivo foi apresentar a situação do controle de doenças nas lavouras
Foto: Encontro técnico contou com a participação de cerca de 200 produtores (Foto: Roberto Marques)

No dia 14, tendo por local a Associação dos Funcionários da Coopatrigo foi realizado um encontro técnico sobre o manejo de doenças na cultura da soja, em uma promoção conjunta da Basf e a cooperativa.

O encontro contou com a presença de dois importantes pesquisadores, Caroline Wesp da CCGL Tec e Carlos André Schipanski do Paraná. O objetivo foi de apresentar aos produtores a situação do controle de doenças na atual safra nos dois estados, Rio Grande do Sul e Paraná.

No depoimento trazido pelos dois pesquisadores é de que a pressão especialmente da “ferrugem” está sendo bem mais forte neste ano, no comparativo com a safra passada, com a doença aparecendo mais cedo do que o normal. No Paraná já foram confirmados 5 focos da “ferrugem” em lavouras comerciais e aqui no Rio Grande do Sul são 4 os registrados e inclusive um caso é na região de abrangência da Coopatrigo.

Este quadro está servindo como uma “alerta” aos produtores que precisam ficar atentos, pois a ferrugem se dissemina por centenas de quilômetros e a existência de um foco dentro da área da cooperativa é indicativo de que a doença já está espalhada e a única maneira de combate-la é com a proteção das plantas através das aplicações de fungicidas.

“Não pode haver descuido e os produtores precisam juntamente com o seu assistente técnico fazer o planejamento de controle porque os produtos existentes hoje no mercado já não estão tendo o controle eficaz da doença”, registraram os dois pesquisadores.

Entre as estratégias sugeridas pelos pesquisadores está a necessidade de se entrar mais cedo na lavoura com as aplicações e com os produtos que estão hoje mais posicionados no controle, mantendo intervalos de no máximo 15 dias entre uma aplicação e outra, para que a doença não se instale.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista que abriu o encontro técnico que contou com a participação de aproximadamente 200 produtores, agradeceu a presença de todos, dizendo que a reunião foi um complemento à outros encontros realizados pela equipe própria da cooperativa em todas as unidades com o objetivo de manter o associado bem informado para a correta condução e manejos necessários na sua lavoura.

 
 

Autor: Roberto Marques

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopatrigo

Mais notícias - Geral