Geral
Estátua de São Nicolau retorna à cidade de onde foi roubada nos anos 1960
22/12/2017 13:17
Exemplar da arte jesuítica, imagem de madeira do santo que inspirou o personagem mais famoso do Natal foi descoberta em uma escola de Santa Maria.
Foto: Estátua de madeira foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e será devolvida à cidade de onde foi roubada (Foto: Reprodução/RBS TV)

 Mais de 50 anos depois, a imagem de São Nicolau retornará para sua casa original, no município de mesmo nome, uma pequena cidade de 2 mil habitantes no Noroeste do estado. A estátua de madeira, descoberta em uma sala fechada de uma escola em Santa Maria, foi reconhecida como a imagem que foi roubada da Igreja Matriz da cidade, na década de 1960, e restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 
A volta do santo será marcada por uma procissão, na sexta-feira (23), às 19h.
 
Segundo o Iphan, acredita-se que a estátua foi esculpida pelo artista Giuseppe Brasanelli, escultor e arquiteto italiano que se converteu sacerdote e ingressou na Companhia de Jesus no início do século 18. Em seu ateliê em São Borja, cunhou imagens do barroco jesuíta, que hoje são parte do acervo missioneiro encontrado no Brasil.
 
Imagem estava em uma escola de Santa Maria
A estátua de São Nicolau estava escondida há anos em uma sala fechada de uma escola de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Não se sabe como ela foi parar lá. O pesquisador da arte jesuítica e caçador de relíquias, irmão Edison Huttner, descobriu a imagem por acaso, e decidiu investigá-la.
 
A escultura foi então enviada ao Instituto do Cérebro, em Porto Alegre, para testes em busca de comprovação da sua origem. Uma tomografia computadorizada, idêntica à utilizada em seres humanos, detalhou as características da imagem.
 
Como, por exemplo, um cravo, espécie de prego que apareceu cravado na base da estátua. Segundo Edison, é um tipo de cravo semelhante ao utilizado em outras obras jesuíticas, que serviam para que a estátua ficasse firme em uma base.
 
O santo perdido
 
A Igreja Matriz de São Nicolau já foi demolida. Em meados dos anos 1960, o roubo da estátua surpreendeu a pequena comunidade. “Dizem aqui que a cidade não cresceu mais porque o Santo não está mais com o povo”, conta Ana Paula Alvarenga, ex-secretária de Turismo da cidade de São Nicolau. Muitos mitos e histórias foram criados ao redor do fato.
 
Quem é São Nicolau?
 
São Nicolau é um dos santos mais populares do mundo. Nasceu na Turquia no século três, e sua figura deu origem a um personagem muito conhecido, devido a uma lenda, contada através dos anos.
 
Contam que, em uma certa noite, Nicolau deixou ouro de presente, para a surpresa de três moças, que eram muito pobres. Em função dessa história, na Europa, se desenvolveu o hábito de trocar presentes no dia do santo. A tradição foi parar na noite de Natal, e assim, a história de São Nicolau deu origem ao personagem mais presente no fim do ano: o Papai Noel.

Fonte: G1

Mais notícias - Geral