Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Emater de Santo Antônio das Missões realizou coquetel e assinatura de contratos do Feaper
21/12/2017 17:17
Foto: Grupo de pecuaristas contemplados pelo recurso, autoridades e equipe da Emater (Foto: Jéssica Ourique)

Na manhã desta quinta-feira, dia 21 a Emater de Santo Antônio das Missões realizou um coquetel e assinatura de contratos do Feaper que irá beneficiar oito famílias de pecuaristas que trabalham na atividade de leite.

De acordo com o chefe do Escritório da Emater Local, Flávio Bonato, estes recursos são oriundos da Consulta Popular de 2016, - “foi feita a votação e o município ficou com uma classificação boa e em discussões com o Corede Missões, então foi conseguido o recurso e parte dele, cerca de 30 mil reais foram aplicados aos pecuaristas da atividade de leite, os quais, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário decidiu e, assim estamos assinando os contratos, que retornam ao Feaper e ao Badesul, para posterior liberação do recurso financeiro”.

Flávio destacou que esse recurso é muito importante para a atividade leiteira, pois auxilia na compra de insumos (calcário e adubo) para melhorar a qualidade do solo e consequente, das forrageiras para a bovinocultura de leite, desenvolvidas em diversas comunidades do município. Ele informou que o valor varia para cada família, ficando entre R$ 3.000,00 e R$ 3.700,00 e se todos pagarem em dia as parcelas, terão um subsídio de 80%.

Os projetos foram elaborados e enviados a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que enviou ao Badesul para emissão dos contratos, agora os produtores assinam e reconhecem a autenticidade da assinatura e os contratos voltam ao Badesul, para o Badesul realizar a assinatura e depois os contratos retornam para os beneficiários e estes podem realizar a compra dos insumos. A expectativa é que já na primeira quinzena do mês de janeiro os agricultores estejam liberados para adquirir os insumos.

Flávio evidenciou a importância da votação da Consulta Popular no município, pois conforme do número de votantes é que se consegue trazer recursos para Santo Antônio. Também enfatizou o trabalho do Comude na mobilização da comunidade para participar da votação.

Flávio relatou que durante o ano de 2017, foi conseguido outros dois montantes, 71 mil reais via Feaper e 63 mil reais via Prefeitura Municipal, para ele, recursos significativos, considerando o tamanho do município e o número de famílias. Ele também ressaltou que há alguns anos a Emater vem trabalhando com recursos de Consulta Popular e sempre o município foi contemplado, como por exemplo, o montante que ultrapassou 100 mil reais da Consulta Popular de 2015 foi aplicado em energias alternativas, irrigação e na compra de reprodutores ovinos.

Por fim, o técnico evidenciou a importância da união das entidades e dos pecuaristas para a vinda de recursos em benefício dos empreendimentos rurais, considerando que a base econômica do município vem dos agricultores e através destes recursos eles tem subsídios ele tentem melhorar suas atividades.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral