Geral
Retrospectiva Grupo Fronteira Missões 2017 – Maio
21/12/2017 15:38
Foto: (Arte | Eliara Cruz)
O Grupo Fronteira Missões entrega um apanhado de notícias que foram destaque entre as mais de 1.600 publicadas no site durante o ano de 2017.
 
Esta quinta publicação evidencia os principais acontecimentos de maio do ano que está se encerrando. A cada publicação você acessa os fatos transcorridos no texto que destaca uma síntese da notícia o internauta poderá acessar o link (Trecho em Azul) e ir diretamente a informação completa.
 
Confira os principais acontecimentos do mês de maio:
 
Policia Civil realizou operação Consumo Seguro em Santo Antônio das Missões
 
A Policia Civil desencadeou na manhã desta sexta-feira (19) em Santo Antônio das Missões a Operação Consumo Seguro que visa ações de fiscalização de produtos de origem animal nos estabelecimentos comerciais do município.
 
A operação foi coordenada pela delegada Elisandra Batista e criada pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI) de Porto Alegre. Nela são escolhidos locais onde serão realizada as ações de fiscalizações, visando a verificação do cumprimento das normas como Procedência, condições adequadas, prazos de validade, condições de armazenamento. Todas essas ações foram realizadas com o apoio da Inspetoria Veterinária e Vigilância Sanitária.
 
Foram apreendidos mais de uma tonelada de carnes e derivados fora das normas em cinco estabelecimentos. 

 

Estradas em péssimas condições causaram transtornos na região e comunidade buscou se mobilizar
 
O grande problema registrado no período de grande volume de chuvas é a situação das estradas, se em períodos secos as condições já não eram boas, com as precipitações excepcionais do mês de maio agravaram as velhas dificuldades que quem transita pelo interior conhece muito bem.
 
O município de Garruchos chegou a ficar sem parte dos serviços essenciais para a comunidade, aulas foram suspensas, veículos de saúde atuaram somente em casos de urgência e máquinas da prefeitura fizeram plantão para auxiliar os motoristas que frequentemente foram impossibilitados de seguir sua viagem por conta de atoleiros.
 
Foi programado ato de mobilização da comunidade Garruchense que terá apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o evento chamado de “ERS 176 – ASFALTO JÁ” aconteceu as 14 horas no entroncamento da BR285 próximo ao Parque de Exposição Lindolfo Jacques, a intenção é chamar atenção para a situação em que se encontra o acesso a Garruchos que possui a mais extensa via de ingresso sem cobertura asfáltica do Rio Grande do Sul superando 60 quilômetros.
 
 
 
Laudo técnico aponta que sucessivos erros nas podas fragilizaram a figueira
 
A Câmara de Vereadores recebeu nesta semana o Laudo de Constatação Fitossanitária da Figueira localizada no Largo Evangelista Helgueira, em frente sede do Legislativo de Santo Antônio das Missões, a solicitação do estudo técnico foi da Prefeitura Municipal, após ser registrada queda de parte da estrutura da árvore na virada do ano, os pesados galhos causaram danos no complexo composto por mesas e bancos de concreto, grades e piso Intertravado.
 
O estudo concluí que a figueira foi podada sem acompanhamento técnico durante anos e tais práticas propiciaram o surgimento e o apodrecimento de ocos e da estrutura do tronco, aliada a esses fatores a presença de uma espécie de figueira “mata pau” espécie parasita que está estrangulando, quebrando e matando tecidos da grande figueira. O engenheiro indica na conclusão do laudo, como primeira alternativa, para a preservação da figueira a imediata poda drástica seguindo orientações técnicas e com o uso de produtos que auxiliem na cicatrização dos galhos retirados.
 
(Foto: Rogerio Morais)
 
 
 
CFR realiza abertura do curso de Planejamento, Execução e Gerenciamento de Atividades Agropecuárias
 
(Foto: Rogerio Morais)
 
Casa Familiar Rural de Santo Antônio das Missões (CFRSA) em parceria com o Senar, Prefeitura Municipal, Emater, Sicredi, Fetag, Escola Técnica Estadual Achilino de Santis e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região realizou em maio a abertura do curso de Planejamento, Execução e Gerenciamento de Atividades Agropecuárias.
 
A capacitação teve por objetivo a capacitação dos agricultores em geral, em especial, jovens, e visa projetar a propriedade rural de acordo com a aptidão ao sistema produtivo agropecuário.
 
 
 
 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral