Geral
Prazo do pagamento do CCIR segue até o final de dezembro
12/12/2017 16:25
Foto: O certificado é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural (Foto: Reprodução | Internet)

Iniciou o período da emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e o pagamento da taxa cadastral. O certificado é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural e contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural.

O CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola pois, é exigido por bancos e agentes financeiros. Para emitir o CCIR é necessário que o imóvel rural já esteja regularmente cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), caso não estiver registrado, o proprietário deve, primeiramente, realizar o cadastro.

A emissão do certificado é realizada via internet ou os proprietários de imóveis podem procurar uma unidade de atendimento da rede Incra, e em Santo Antônio das Missões e Garruchos, a Unidade Municipal de Cadastro – UMC, é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

De acordo com as informações obtidas com o STR, todos os proprietários de imóveis rurais devem realizar a emissão do CCIR e junto com o certificado, será emitido um boleto bancário, conhecido como taxa do Incra, que deve ser quitado até o dia 31 de dezembro, caso contrário, a partir de janeiro o sistema irá emitir o certificado com juros e multa. O valor da taxa varia de acordo com o tamanho da propriedade.

 

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões, com informações Incra

Mais notícias - Geral