Geral
Estado promete distribuição imediata de 60 mil protetores para agricultores
21/11/2017 15:06
Foto: O Estado comprou 84 mil fracos, deste total, 60 mil começam a ser distribuídos (Foto: Divulgação | Assessoria de Imprensa)

Os mais de 30 municípios que estão sem protetor solar para distribuição gratuita aos agricultores familiares serão priorizados pela Secretaria Estadual de Saúde no cronograma de entrega.

A garantia foi dada em reunião entre o deputado estadual Elton Weber, a coordenadora de Mulheres da Fetag, Lérida Pavanelo, e o secretário adjunto estadual de Saúde, Francisco Paz, nesta terça-feira, no Centro Administrativo, em Porto Alegre.

O Estado comprou 84 mil fracos. Deste total, 60 mil começam a ser distribuídos ainda nesta semana. O secretario explicou que o atraso no fornecimento, provocado por um problema com os lacres da embalagem, foi resolvido. Na próxima semana, a Fetag fará um monitoramento sobre o avanço da situação. “Saímos mais tranquilos com o comprometimento que as cidades com falta produto serão priorizadas”, disse Lérida.

No encontro, também ficou acertado que a Secretaria da Saúde enviará um comunicado as coordenadorias  no Interior reforçando que não há necessidade de recadastramento de agricultores no programa. A exigência vinha ocorrendo em algumas cidades. A Fetag também enviará comunicado aos STR informando essa orientação.

Ficou definido ainda que um grupo de trabalho discutirá os fluxos operacionais do programa a partir da extinção do Lafergs, o que determinou a necessidade de redesenho da Portaria 304. “Foi um encontro bastante produtivo, esperamos ter resolvido o problema de falta do produto que esta ocorrendo”, concluiu Weber.

Criado em 2014 por uma lei do deputado Heitor Schuch com o objetivo de prevenir casos de câncer de pele, o programa já distribuiu mais de 300 mil unidades a 100 mil produtores cadastrados.

 

Autor: Patrícia Cardoso

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado estadual Elton Weber

Mais notícias - Geral