Geral
Superintendente da Coopatrigo realizou viagem aos Estados Unidos
13/11/2017 08:36
Foto: Objetivo da Aliança Gestão é capacitar diretores de cooperativas para administrar de forma inovadora para enfrentar os desafios da competitividade e da globalização (Foto: Divulgação | Coopatrigo)

O Superintendente da Coopatrigo Paulo Cordenonsi esteve participando do Programa Aliança Gestão promovido pela Syngenta, o qual faz parte do grande projeto de relacionamento criado por esta multicional com os seus principais parceiros no agronegócio brasileiro, especialmente as cooperativas. O Aliança Gestão é específico para diretores de cooperativas e tem por objetivo capacitá-los para administrar de forma inovadora para enfrentar os desafios da competitividade e da globalização.

O Programa prevê a realização de quatro módulos, um por ano, e nesta primeira etapa o grupo foi levado para a cidade de Seattle, em Washington, nos Estados Unidos entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro.

Seattle foi escolhida porque a tema gestão de alta performance e inovação tem muito a ver com ela e o estado de Washington. Estão localizadas em Seattle grandes corporações inovadoras como a maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks e a gigante da aviação, a Boeing, que hoje é o maior exportador do Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, além deste aspecto de desenvolvimento gerado pelos exemplos de sucesso do estado de Washington, o grupo teve a oportunidade de realizar trabalhos específicos de capacitação na área de gestão com encontros com a Professora Penelope Diebel da Universidade Estadual do Oregon, que juntamente com o Professor Allan Gray da Universidade de Purdue apresentaram um raio-x sobre produção, comercialização e valorização de itens agropecuários em uma região cheia de peculiaridades e também estratégias para este setor  como lucratividade, aumento de produtividade e agregação de valor com inovação.

Com a Psicóloga e Consultora Organizacional Karen Grabow o grupo teve a oportunidade de trabalhar a liderança, a qual fez todos os convidados pensarem no seu papel como líderes em suas cooperativas. O tema liderança também foi abordado por Jeff Mchenron que é Diretor do Centro de Negócios para agricultura e alimentação da Universidade de Purdue.

Ao registrar a experiência de viajar aos Estados Unidos que é referência mundial no agronegócio, Paulo Cordenonsi disse que retornou impressionado com vários fatores, mas teve uma constatação de que atualmente os americanos estão mais atentos com a produção agrícola brasileira que é o único país que pode ultrapassá-los na produção de grãos.

Sobre a oportunidade de participar do Aliança Gestão da Syngenta, Paulo Cordenonsi relatou que teve a possibilidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos de empresas modernas, o que vai lhe levar a buscar melhorar as boas práticas que já temos na Coopatrigo. 
 

Autor: Roberto Marques

Fonte: Assessor de Comunicação Coopatrigo

Mais notícias - Geral