Geral
Secretaria Municipal de Saúde e Biolabor realizam exames de PSA no Novembro Azul
08/11/2017 10:40
Coleta integra as ações da campanha que oferece 250 exames a custo zero nos dias 22 e 23
Foto: Carlos, Gustavo e Adir destacaram a ação do Biolabor e Secretaria de Saúde que visa a prevenção ao Câncer de Próstata (Foto: Rogerio Morais)
Nas atividades relacionadas a Campanha do Novembro Azul está programada uma ação de coleta para o exame de PSA, sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico, exame de sangue que tem como principais funções verificar a presença ou não de um câncer de próstata e o andamento da doença, também é um marcador comum para outras doenças como a prostatite e lesões no geral.
 
 A ação é uma parceria entre o Laboratório de Análises Clínicas Biolabor e a secretaria municipal de Saúde e acontece nos dias 22 e 23 no clube 7 de setembro, serão oferecidos 250 exames gratuitos e haverá palestra com o sócio proprietário do Biolabor o bioquímico Gustavo Dutra que abordará temas relacionados a anatomia, o câncer, estatísticas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.
 
Na manhã de quarta-feira (08), durante o Programa Conversa Aberta o assunto foi tema de entrevista com o secretário municipal de Saúde Adir César Alves e os proprietários do Biolabor Carlos Alberto Dutra e Gustavo Dutra que mencionou que a ação é uma forma de facilitar o acesso e incentivar os homens acima de 40 anos a realizarem o exame, classificou o momento como uma grande oportunidade de realizar um exame que pode detectar anormalidades que podem determinar o início de tratamento precoce aumentando a chance de cura de uma doença que segundo projeções deverá atingir um em cada sete homens na faixa etária acima dos 40 anos.
 

Adir Alves lembrou que além dos 250 exames oferecidos gratuitamente, a parceria da administração com o laboratório proporcionará exames ao custo simbólico de 10 reais até a data de 30 de novembro, como forma de intensificar as ações do Novembro Azul, e para difundir a campanha estão sendo comercializadas camisetas do Novembro Azul na Malharia Leão ao custo de R$ 25. O secretário enfatizou a necessidade de prevenção do Câncer de Próstata e convidou a comunidade à participar da palestra. Carlos Alberto complementou afirmando que é importante que as esposas e filhas, enfim, as mulheres incentivem seus familiares a buscar a prevenção. - "As vezes é verificada resistência às ações de auto prevenção por parte dos homens, daí a importância do incentivo das mulheres", disse.

 

 

Autor: Rogerio de Santis Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/Radio 89,1 FM

Mais notícias - Geral