Geral
Novembro Azul: mês da conscientização e promoção da saúde do homem
03/11/2017 09:31
Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões realizará atendimentos com urologista, exames PSA e palestra
Foto: Novembro azul - Homem também se cuida (Foto: Divulgação|SES)

O Novembro Azul é um período de conscientização masculina sobre a necessidade de práticas de vida saudáveis e a importância de procurar atendimento médico quando necessário.

O câncer de próstata é um tumor maligno mais frequente entre homens, após o câncer de pele. Se você é homem e tem mais de 45 anos e possui fator de risco para a doença - ou tem mais de 50 anos - converse com o seu médico: a decisão conjunta e personalizada é com certeza a melhor conduta no seu caso. Além disso, todo o paciente com sintomas urinários, independente da idade ou fator de risco, deve procurar orientação profissional.

Hábitos como a prática de atividade física, combate ao tabagismo, ao alcoolismo, bem como o investimento em alimentação adequada, são extremamente importantes no combate às doenças, não apenas contra o câncer.

 

Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões realizará atendimentos com urologista, exames PSA e palestra

Em conversa com a enfermeira Angélica Oliveira, ela destacou que a campanha é de extrema importância, pois os exames de sangue e toque periódicos possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo. Enfatizou ainda que a doença atinge, principalmente, homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

No Posto Central de Saúde, haverá atendimento com urologista todas as sextas-feiras pela parte da tarde, sendo que os interessados deverão ir até a Secretaria com o encaminhamento e agendar o atendimento.

Ao longo do mês também serão disponibilizados 250 testes de PSA para homens a partir de 40 anos. Angélica solicitou que os interessados passem na secretaria para maiores informações sobre como deverão proceder os encaminhamentos para realização dos testes.

Também será realizada uma palestra com o bioquímico da Biolabor no dia 22 de novembro a partir das 9 horas no Clube Sete de Setembro.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões, com informações Secretaria Estadual da Saúde

Mais notícias - Geral