Geral
Pecuaristas celebram conquistas pelo associativismo em Santo Antônio das Missões
26/10/2017 16:17
Foto: Foto: Reprodução/Página Rural

 A reunião entre pecuaristas familiares de Santo Antônio das Missões, nesta quarta-feira (25), apresentou pauta que reiterou o histórico de associativismo do grupo, a definição de estratégias futuras e a entrega de maquinário para a melhoria no manejo do campo nativo e nas condições de trabalho. Essas conquistas se devem à organização dos produtores que se mobilizaram e criaram, em 2006, a Associação dos Pecuaristas Familiares com apoio do Poder Público e da assistência técnica. Participaram da reunião, realizada no Parque Lindolfo Jaques, representantes da Associação dos Pecuaristas Familiares, Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Os equipamentos entregues são para prestação exclusiva de serviços à Associação, sendo eles, voltados ao manejo do campo nativo e reserva de alimentos: roçadeira hidráulica, trator, distribuidor de calcário, semeadeira e kit fenação composto por ancinho, segadeira de tambor e enfardadeira. Os recursos do Governo Federal para a aquisição destes equipamentos foram conquistados via Codeter Missões, num montante de mais de R$ 200 mil, com contrapartida de 5% da Administração Municipal. Durante a reunião foi discutido o regimento interno para o uso do maquinário.

O prefeito, Puranci Barcelos dos Santos, destacou os resultados da organização dos pecuaristas familiares e reiterou a necessidade do trabalho conjunto entre Associação, poder público, sindicatos e Emater/RS-Ascar. “Precisamos nos valorizar para acessar conquistas e discutir saídas para as dificuldades que enfrentamos no meio rural”, destacou.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, agradeceu o apoio da prefeitura para que as famílias possam contar com uma equipe expressiva de técnicos para levar assistência técnica e apresentar propostas que façam a diferença na vida da população. Entre as lideranças presentes também estiveram o supervisor da Emater/RS-Ascar Joney Braun; o coordenador do Codeter Missões, José Toledo; e o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Robalo.

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Flávio Augusto Bonatto, apresentou, na oportunidade, um breve histórico, relembrando as principais ações e conquistas da Associação, entre elas capacitações, dias de campo, acompanhamento das propriedades, implantação de três unidades experimentais de pesquisa agropecuária (Uepas), correção do solo em campo nativo, sobressemeadura de campo nativo, melhoramento genético através de parcerias com Fepagro, Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Embrapa; feira de terneiros; Programa Municipal de Incentivo à Pecuária Familiar; uso de recursos do Feaper para aquisição de balanças, reprodutores bovinos e ovinos e adubação para melhoria do campo nativo; adoção de homeopatia para redução de custos de produção em algumas propriedades; certificação de exemplares junto à Associação Brasileira da Raça Angus; e inserção de famílias no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Foi destacada ainda a previsão de curso de corte de carne ovina para os associados.

Fonte: Emater/Ascar

Mais notícias - Geral