Geral
Vice-prefeita de Santo Antônio falou sobre inserção da Ponte Xavier/San Javier no Orçamento da União
23/10/2017 08:36
Izalda Boccacio acompanhou as votações das emendas na semana passada
Foto: Izalda destacou que a comitiva contou com representantes de 11 municípios da região (Foto: Reprodução | AMM)

Durante a semana que passou a vice-prefeita de Santo Antônio das Missões, Izalda Maria Boccacio, integrou uma comitiva de lideranças missioneiras que stiveram no Congresso Nacional solicitando apoio para a emenda da ponte internacional Brasil-Argentina, ligando Porto Xavier a San Javier. A comitiva contou com representantes de 11 municípios.

De acordo com Izalda, fazem mais de 40 anos que lideranças lutam pela construção da ponte. Nas últimas semanas comitivas buscaram apoio recorrendo gabinetes de deputados e senadores, em Brasília para a votação a favor da demanda gaúcha no Orçamento da União.

Na terça-feira, no Congresso Nacional, quarenta e duas demandas disputavam a inclusão na proposta orçamentária, foram selecionadas dez e posteriormente cinco, destas a segunda mais votada foi a ponte internacional Porto Xavier/San Javier. A obra em andamento da duplicação da BR-116 entre Pelotas e Porto Alegre ficou em 1º lugar com 20 votos e a ponte internacional em 2º lugar com 16 votos.

O recurso aprovado para a ponte internacional é de 81 milhões de reais e a demanda contou com a votação a favor de diversas bancadas.

A vice-prefeita informou ainda que após o anúncio oficial, a comitiva participou de uma entrevista com o ministro de relações internacionais, DNIT e o ministro de transportes para firmar o compromisso, no sentido de fazer o projeto, considerando que a travessia possui estudo de viabilidade do Programa de Investimentos para otimizar a conexão entre a República Federativa do Brasil e República Argentina encaminhado em junho de 2015, mas falta o projeto de engenharia. Em breve alguns atos comemorativos serão realizados e deverão contar com lideranças de toda a região.

Aproveitando a viagem, a vice-prefeita esteve discutindo demandas para o município de Santo Antônio, junto a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado Covatti Filho, sendo emenda com o recurso, de aproximadamente 100 mil reais para o setor da saúde, que será usado, prioritariamente, na aquisição de dois gabinetes dentários. O outro recurso será destinado para a revitalização da Praça da Matriz.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral