Geral
Comando Ambiental da Brigada Militar divulga ocorrências da 1ª quinzena de outubro
20/10/2017 15:38
Foto: Foram registrados crimes contra a flora, descarte irregular de resíduos, abertura de valos, entre outros (Foto: Divulgação | Comando Ambiental)

O Comando Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga divulga relatório quinzenal de ocorrências registradas na região neste mês de outubro. Confira.

Contra a flora: Em 2 de outubro, no Rincão dos Antunes, interior de Bossoroca, durante fiscalização ambiental, foi constatada a supressão de vegetação campestre em aproximadamente 13 hectares, sem licenciamento. Encaminhado relatório ambiental ao Fórum de São Luiz Gonzaga.

Abertura de valos: No Rincão dos Antunes, interior de Bossoroca, durante fiscalização ambiental foi constatado a manutenção de canais em Área de Preservação Permanente (APP) sem o devido licenciamento, valos com aproximados 509m, sendo 426m em APP e 83m fora de APP. Encaminhado relatório ambiental ao Fórum de São Luiz Gonzaga.

Contra a flora: Também no dia 2, no Rincão dos Antunes, interior de Bossoroca, durante fiscalização, foi realizada vistoria em uma propriedade rural onde foi suprimida vegetação nativa campestre em aproximados 7 hectares, sem licença, posteriormente foi encaminhado relatório ambiental ao Fórum de São Luiz Gonzaga.

Contra a flora: Em 3 de outubro, na Linha Sobrado, interior de Roque Gonzales, foi vistoriada um propriedade rural, onde constatou-se corte e supressão de vegetação inicial e secundária em área de 0,56 hectares, sem licença. O local da infração é APP, então foi encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Cerro Largo.

Contra a flora: Na Linha Nova Sul, interior de Porto Xavier, conforme denúncia de crime ambiental contra a flora, foi realizada vistoria em propriedade rural, na qual foi constatado o corte de árvores nativas da espécie pau ferro, sendo apreendidos 70 palanques de pau ferro. Encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Porto Xavier.

Educação ambiental: No dia 4 de outubro, na Vila Laranja Azeda, interior de São Luiz Gonzaga, foi constatado um depósito de madeira nativa para ser queimada em fornos de carvão, os quais estão sem licenciamento ambiental, conforme ocorrência ambiental já em andamento, as madeiras foram apreendidas. Encaminhado relatório ambiental ao Fórum de São Luiz Gonzaga.

Construção de barragem: No Rincão Santana, interior de São Luiz Gonzaga, foi realizada vistoria em na propriedade, que possui em instalação um empreendimento de irrigação por aspersão. Foi apresentada licença de operação para duas barragens nessa propriedade. As licenças não contemplavam a intervenção em Área de Preservação Permanente (banhado), sendo que houve abuso de licença, intervenção em APP e danos à flora nativa, então encaminhado relatório ambiental ao Fórum de São Luiz Gonzaga.

Descarte de resíduos sólidos urbanos: No dia 9, na Rodovia Estadual ERS-168, São Luiz Gonzaga, foi realizado levantamento fotográfico, onde foram constatados diversos resíduos sólidos urbanos descartados no solo. Depois encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de São Luiz Gonzaga.

Empreendimento irregular: No Centro de São Luiz Gonzaga, foi realizada vistoria em um empreendimento de oficina mecânica, o qual opera sem licenciamento ambiental. Encaminhado relatório ambiental ao Fórum de São Luiz Gonzaga.

Contra a flora: Em 13 de outubro, na Linha Isabel Sul, interior do município de Salvador das Missões, foi constatado o manejo florestal na propriedade, sendo apresentada autorização para a atividade, mas houve abuso de licença por parte do proprietário do local, o qual extrapolou a área de manejo. Encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Cerro Largo.

A Guarnição em serviço realizou seis vistorias em São Luiz Gonzaga, quatro em Santo Antônio das Missões, três em Salvador das Missões, duas em Roque Gonzáles, uma em São Nicolau, um no município de Dezesseis de Novembro, duas em Pirapó e ainda quatro na Operação embarcada Rio e duas de Educação Ambiental.

 

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga

Mais notícias - Geral