Geral
Supervisores do posto de Santo Antônio das Missões falaram sobre o censo agropecuário 2017
20/10/2017 14:30
Foto: Supervisores Orides Oliveira, Clarissa de Santis Morais e Maurício Bica (Foto: Jéssica Ourique)
No início do mês de outubro começou o Censo Agropecuário 2017 e nesta semana os supervisores do posto de Santo Antônio das Missões, Orides Oliveira, Maurício Bica e Clarissa de Santis Morais falaram sobre o objetivo da realização do censo,  a organização do grupo de recenseadores e do posto de supervisão, identificação e a dinâmica de abordagem utilizada ao chegar nas residências.
 
Orides explicou que objetivo do censo agropecuário é a atualização de dados da produção agrícola e pecuária do país para que a partir desses dados sejam definidas as políticas públicas, a avaliação do desenvolvimento dos municípios e estados, bem como para traçar os objetivos futuros da produção como um todo, ou seja, o censo é importante,  pois é o retrato da realidade agrícola e pecuária do Brasil. 
 
Também explicou que o posto localizado em Santo Antônio das Missões atende além do referido município, outros quatro na região, e entre eles estão; Garruchos Itacurubi, Bossoroca e Unistalda. Ele detalhou que no posto estão trabalhando três supervisores e distribuídos nos municípios são vinte recenseadores, sete em Santo Antônio das Missões, três em Garruchos, três em Itacurubi, quatro em Bossoroca e três em Unistalda. 
 
Clarissa informou que os recenseadores devem e estão chegando nas residências identificados, ou seja, todos estão com colete, crachá e boné do IBGE, sendo que o crachá apresenta dados sobre o recenseador e o contato do IBGE para aqueles que tiverem dúvidas possam ligar, ainda o recenseador vai se apresentar, falar do que se trata e somente depois iniciar as perguntas do questionário.
 
Ela também falou que o questionário obedece um período de referência, sendo do dia primeiro de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ainda destacou algumas das perguntas básicas, como por exemplo, tipos de produção agrícola, quantidade de área cultivada, técnicas utilizadas, infraestrutura, mão de obra empregada, bem como, dados da pecuária, etc.
 
Maurício ressaltou que o processo de entrevistas dos censo agropecuário vem ocorrendo desde o dia 1 de outubro e em alguns dos setores dos municípios já estão com cerca de 50% concluídos. Ele enfatizou que a coleta de dados é totalmente eletrônica e toda a dificuldade encontrada é assessorada pelos supervisores do posto.
 
Orides disse que é importante que a população tome conhecimento da realização do censo para que possam receber os recenseadores e apresentar os dados de sua propriedade auxiliando assim na tomada de decisões dos fatores de desenvolvimento já citados, até porque alguns dos recenseadores ficaram locados em suas comunidades ou comunidades vizinhas e ainda atuando em sua área de conhecimento, o que facilita o acesso a população e em um primeiro momento auxilia na experiência. Ele explicou também que aqueles estabelecimentos considerados especiais o questionário será aplicado pelos supervisores.
 
Clarissa evidenciou que a veracidade das informações é fundamental para um diagnóstico correto e completo da realidade do país, lembrou também que que as informações prestadas pelos agricultores são sigilosas, sendo utilizadas somente para fins estatísticos.
 
Maurício enfatizou quem qualquer dúvida a população venha até o posto localizado junto ao Sindicato Rural de Santo Antônio das Missões que a equipe de supervisores irão auxiliá-los.
 
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral