Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Vice-presidente da Coopatrigo visitou Centro Mundial de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento na França
18/10/2017 09:14
Foto: Luiz Flávio no Centro de Inovação do Grupo Roullier (Foto: Divulgação | Coopatrigo)

A Coopatrigo esteve fazendo parte de uma comitiva de cooperativas parceiras da Timac Agro que visitaram a França entre os dias 1° e 8 de outubro, com o objetivo de conhecer o Centro Mundial de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento mantido pelo grupo neste país Europeu.

A Timac Agro faz parte do Grupo Roulier que é uma multinacional francesa, que desde 1959 cultivou a inovação e o empreendedorismo e que atualmente atua em 102 países contando com 8.000 colaboradores, focando nas áreas de nutrição vegetal, animal e humana.

A Coopatrigo foi representada neste grupo que reuniu 20 representantes de cooperativas do sul do Brasil pelo seu vice-presidente Luiz Flávio de Oliveira.

Segundo relato do dirigente, a viagem proporcionou muitos conhecimentos sobre este importante parceiro da Coopatrigo que é a Timac Agro, principalmente nas pesquisas desenvolvidas na área de nutrição de plantas. “As mais recentes inovações tecnológicas nos apresentaram a importância da nutrição das plantas para terem um melhor desenvolvimento radicular a fim de buscarem no solo todos os nutrientes para seu potencial produtivo e neste intercâmbio tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de pesquisa do Grupo Roullier para criar e projetar os fertilizantes e bioestimulantes para que as plantas atinjam esta condição”, afirmou Luiz Flávio dizendo que o trabalho não é isolado, porque a equipe do Grupo Roullier trabalha em colaboração com cerca de 60 Universidades e Institutos no mundo inteiro para o desenvolvimento destas ferramentas.

Na França o grupo também teve a oportunidade de visitar a cooperativa Terrena, principal cooperativa de produtores deste país com mais de 30 mil associados, sendo a segunda maior da Europa. A cada safra, os cooperados da Terrena produzem mais de 2,5 milhões de toneladas de cereais em uma área de quase 3 milhões de hectares. Juntos os produtores da Terrena são líderes na produção de vinho, ocupam o 2º lugar na produção de carne de aves e bovinos e o 5º lugar no ranking de produção de cereais no país.

“Conhecer uma cooperativa como a Terrena no berço do cooperativismo que é a Europa nos traz uma grande experiência e conhecimento das várias transformações que o setor vem passando no mundo inteiro para se manter como um dos principais sistemas econômicos”, comentou o dirigente da Coopatrigo.

Uma constatação trazida por Luiz Flávio de Oliveira da França é de que o país não possui áreas de terra para expansão e aumento da sua produção, a não ser através de novas tecnologias, e que a maioria das propriedades são de pequeno porte, em torno de 50 hectares, mas existe uma tendência de agrupamento de propriedades para estar se tornarem viáveis diante dos custos de produção.

O vice-presidente da Coopatrigo Luiz Flávio Oliveira agradeceu à Timac Agro e a própria cooperativa por terem lhe proporcionaram esta viagem de grandes conhecimentos, o que vai contribuir para o bom desenvolvimento das suas funções com dirigente cooperativista.

 

Autor: Roberto Marques

Fonte: Assessor de Comunicação Coopatrigo

Mais notícias - Geral