Geral
Mudança para horário de verão traz impactos para a saúde
13/10/2017 17:10
Saiba o que fazer para minimizar os efeitos do relógio adiantado
Foto: Manter horários regulares de ir para a cama reduz impactos na troca para o horário de verão (Foto: Reprodução)
Não é apenas um simples adiantar do relógio, a mudança para o horário de verão tem grande impacto na nossa rotina e, também, no funcionamento do nosso organismo. Todos nós temos uma espécie de “relógio biológico” capaz de determinar, por exemplo, os momentos do dia em que sentiremos fome, cansaço, sono ou mais disposição. Com o início do horário de verão, esse “relógio biológico” acaba sendo alterado à força.
 
A psicóloga Alicia Carissimi, doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, explica quais os principais efeitos costumam ser sentidos com essa mudança: "Esse ajuste pode causar algumas consequências mais leves, privação do sono, algo mais a longo prazo como insônia, pode provocar sonolência durante o dia, cansaço, irritabilidade, mau humor".
 
Estudos demonstram que as pessoas que costumam dormir e acordar mais tarde, inclusive por preferência, influência genética, são as que mais sentem desconforto com essa mudança de horário.
 
A especialista no assunto destaca algumas ações que podem ser tomadas para reduzir os impactos na saúde. Alicia Carissimi afirma que se trata de realizar uma “higiene do sono”. "O ideal é manter horários regulares de ir para a cama e acordar tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana; ter uma rotina que aumente a exposição à luz do dia pela manhã e que, à noite, diminua o uso de smartphones, tablets, televisão perto do horário de dormir", comenta Alicia, que ressalta a importância de manter uma rotina de exercícios, terminando-os mais cedo: "Próximo de ir para a cama, é bom evitar o uso de estimulantes, como cafeína, álcool e cigarro; comer alimentos mais leves; e, também, preparar o quarto, deixando-o escuro, silencioso".
 
Ela ainda destaca que “é importante respeitar o funcionamento da nossa fisiologia e ter em mente que o sono é um processo fundamental para o nosso organismo, assim como outras necessidades básicas, como a alimentação. É necessário ter preparo e rotina. As práticas de higiene do sono são essenciais para termos uma boa saúde”.
 

Boas noites de sono contribuem para o humor, combatem a depressão, ajudam a prevenir obesidade e problemas cardiovasculares, enfim, são capazes de otimizar nossa qualidade de vida como um todo. 

Autor: Jônatha Bittencourt

Fonte: Band RS

Mais notícias - Geral