Geral
Diversas atividades alusivas a Semana do Município foram realizadas na quinta-feira
13/10/2017 01:43
Feriado contou com missa dos 52 anos de Sanyto Antônio, Festa de Nossa Senhora Aparecida, atividades da Escola do Chimarrão e Sesc, corte do bolo e Festival Nossa Gente em Canto
Foto: Registro da apresentação de abertura do Festival Nossa Gente em Canto (Foto: Jéssica Ourique)

Na quinta-feira, dia 12, às atividades alusivas aos 52 anos de Santo Antônio das Missões iniciaram logo pela manhã, onde a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou missa 52 anos do município e festa de Nossa Senhora Aparecida.

Durante a tarde, na Praça da Matriz esteve à Escola do Chimarrão, a qual ensinava a população participante as diversas maneiras de fazer o chimarrão, bem como, apresentava os benefícios da erva mate. Ainda conforme programação, o Sesc realizou atividades. Posteriormente, a Administração Municipal realizou o corte do bolo do 52 anos do município para degustação da Comunidade.

Durante a noite, foi realizada em Santo Antônio das Missões a etapa classificatória do Festival Nossa gente em Canto. Nesta oportunidade reuniu-se a comunidade em geral autoridades e diversos músicos locais.

Na primeira etapa apresentaram-se 26 músicos, e entre eles estavam: Amadeus Prestes com a rancheira Espinho de roseira; Laci Rodrigues com as vaneiras Criado em galpão e Vai se embora o estradeiro;  Adelar Basso e Milton Ferreira defenderam as vaneiras O trote do alazão e Dia a dia na fazenda; Jaine Barbosa cantou a vaneira De chão batido; Rosalino Fontella apresentou o xote O colono e a vaneira Chasque para Don Munhóz;  Edio Prass e João Antônio defenderam a toada Mãe amorosa; Modesto Antunes Alves cantou a vaneira  Sou feio que nem tormenta; Reneu Cardoso apresentou a chamarra Belezas de Santo Antônio; Felipe Silva cantou a bandinha Se toca essa moda; José Moraes cantou as vaneiras Despedida do Betão e O pealo do boi brasino; Dedé Paraíba apresentou a música Nossa vaneira; Pedro Batista Diniz cantou o Xote Voltando para minha querência; José Paulo Antunes Alves cantou a vaneira com a Cincha nas virilhas; Beto Sapo apresentou as vaneiras Tapeando o chapéu e Meu pai , meu mestre; Oneide Ramires cantou o xote Baile da Mariquinha; Marola e Marolinha apresentaram a música  Vaneira do meu pai; Chapéu Véio cantou o xote Solteirão apaixonado; Mateus Almeida apresentou a milonga Abaixo de mau tempo; Valdetar Bica apresentou a vaneira A estrada e a Vida; Kiko Barbosa cantou a valsa O vento levou e João Alberto Maciela Freitas apresentou a vaneira Amigo Velho.

Das 26 apresentações, 12 se classificaram para a final que acontecerá no sábado, dia 14. Entre elas estão às músicas Espinho de roseira, O trote do alazão, De chão batido, O colono, Se toca essa moda, Despedida do Betão, Com a cincha nas virilhas, Tapeando o chapéu, Baile da Mariquinha, Solteirão apaixonado, Milonga abaixo do mau tempo e a música O vento levou.

De acordo com a comissão organizadora, na final do festival será cobrado a entrada no valor de R$ 5,00 para que seja possível completar o valor que será pago ao conjunto acompanhante dos músicos. 

 

 
OBS.: As fotos das atividades alusivas aos 52 anos de emancipação político-administrativa de Santo Antônio das Missões serão publicadas nos próximos dias, nas páginas de Facebook da Rádio Fronteira Missões e Jornal Fronteira Missões.
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral