Geral
Santo Antônio das Missões terá caminhada alusiva ao Outubro Rosa
10/10/2017 10:00
Enfermeiras Angélica Oliveira e Maribel Pereira falaram sobre a campanha, fatores de riscos, sinais e prevenção
Foto: O nome se remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação (Foto: Reprodução | Internet)

Encerrada a campanha Setembro Amarelo, a mobilização muda de cor, pois neste mês de outubro é período do movimento popular conhecido como Outubro Rosa que a cada ano vem aumentando a adesão, o qual visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, conscientizando a população da importância de abraçar esta causa. O nome se remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na campanha.

Em Santo Antônio das Missões a campanha já iniciou, as enfermeiras Angélica Oliveira e Maribel Pereira falaram sobre a importância da campanha na conscientização e rastreamento para prevenção ao câncer de mama, sendo que a partir dos 40 anos toda mulher deve realizar o exame anual de mamografia. Elas evidenciaram que não há necessidade da mulher esperar que haja sintomas para realizar o exame, pois é simplesmente um auto cuidado, e em casos que o câncer esteja no início, o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e aumentar as chances de cura.

Angélica destacou que a hereditariedade é o fator de risco ao câncer de mama número 1, principalmente, parentesco de 1º grau, bem como a alimentação, a obesidade, idade, uso de álcool, tabagismo e sedentarismo. Citou também os sinais e sintomas, como por exemplo, a alteração no contorno da mama, retrações do bico da mama e da pele, descamações ao redor de mamilo, presença de secreções, nódulos, tanto na axila ou na mama. Maribel enfatizou a necessidade e a importância do autoexame, da mulher se tocar e se conhecer, para que em qualquer alteração procurar auxílio médico e a realização do exame.

Quanto a prevenção e agendamento de mamografias, as enfermeiras solicitaram que as mulheres vão até a Secretaria de Saúde com o cartão do SUS, fazer o encaminhamento e agendado dentro do período do mês. Angélica pediu que as mulheres tenham cuidado para que quando agendado seja realizado o exame, pois em anos anteriores, houve um índice muito alto de faltas nos agendamentos e como o exame é realizado fora do município há data e um número de vagas destinado pra Santo Antônio, caso a paciente não comparece gera transtornos, então se não puder ir no dia, vá até a secretaria e reagende. Destacou ainda que o exame de mamografia é gratuito.

Referente a programação de Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada uma caminhada, prevista para dia 26 de outubro, com início a partir das 14h em frente à prefeitura. O pedido é que os homens e mulheres vistam alguma peça de roupa na cor rosa para chamar a atenção da comunidade, bem como, as enfermeiras, convidaram, a população e o comércio para ajudar a enfeitar a cidade com laços e balões rosas, para chamar atenção e mobilizar ainda mais neste mês.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral