Geral
IBGE inicia coleta de dados do censo Agropecuário 2017
02/10/2017 11:21
Trabalho contará com 19 mil recenseadores e irá durar cinco meses
Foto: IBGE inicia coleta de dados do censo Agropecuário 2017 (Foto: Danilo Menezes Sant Anna)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dá início nesta segunda-feira à coleta do Censo Agropecuário 2017. Durante os próximos cinco meses, quase 19 mil recenseadores visitarão mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País. Serão levantadas informações sobre a área cultivada, produção, pessoal ocupado no setor, irrigação, uso de agrotóxicos e agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.
 
O instituto realizou dois processos seletivos para contratação de 26.010 trabalhadores temporários distribuídos por pouco mais de quatro mil municípios. A coleta de dados será digital, com as operações monitoradas pela internet. O censo vai subsidiar também a criação uma nova pesquisa anual do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.
 

A ideia é que a pesquisa vá a campo, anualmente, captar dados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas. 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral