Geral
Concurso de Pratos Missioneiros a Base de Mandioca é atração na Expo São Luiz
30/09/2017 09:11

A versatilidade do uso da mandioca na alimentação humana e as potencialidades dos alimentos produzidos pela agricultura familiar receberam destaque no 3º Concurso de Pratos Missioneiros à Base de Mandioca, inserido na programação da Expo São Luiz, evento que segue até o próximo domingo (1º/10), em São Luiz Gonzaga, nas Missões. O Concurso foi realizado pela Emater/RS-Ascar e pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) nesta quinta-feira (28/09), no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Foram expostos nove pratos doces e salgados a base de mandioca, que revelam a cultura missioneira. O evento tem por finalidade destacar valor nutritivo da mandioca, resgatar receitas que fazem parte da memória regional e também apresentar alternativas para diversificar a alimentação humana.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidnei Luiz Brondani, que também foi jurado do concurso, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Ademir Renato Nedel, o coordenador regional da SDR Ernesto Ivo de Lima, o secretário de Assistência Social Paulo Trindade e a coordenadora do CRAS, Luciane Spíndola. Coordenaram o evento o extensionista social da Emater/RS-Ascar Dante Trindade D’Ávila e a psicóloga do CRAS Daiane Lopes.  

Além do prefeito foram jurados do evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Giovani Hoff, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar na área social, Vanessa Gnoatto, a reitora da UERGS, Ariza Araújo da Luz e o licenciador ambiental da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Daniel Hilbig.

Os pratos foram avaliados a partir dos critérios de aparência, sabor, aroma, ingredientes e criatividade. O primeiro colocado foi o pudim de mandioca com coco, elaborado por Adriane Ramos Schons, da localidade de Arroio Barrigudo. O 2º lugar ficou com a coxinha de mandioca feita por Cristiele Pereira de Melo, do Bairro Mário, e o 3º lugar com o bolo de aipim com coco produzido por Ivone Vilanova Pereira, do bairro Presidente Vargas.

Também participaram outras receitas de pudim com mandioca, bolo de mandioca, brigadeiro de mandioca, beijoquinha de mandioca e pestisco de boteco.

O evento contou também com o apoio das Lojas Benoit, Formigás, MB Lojas, Ziza Cabeleireira, que forneceram prêmios e brindes, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que contribuiu na divulgação.

 

Certificados da Agroindústria Familiar
Como o Concurso está inserido em uma proposta maior do trabalho em segurança e soberania alimentar que é promovido na região, foi realizada também, na ocasião, a entrega de certificados de inclusão no Programa Estadual da Agroindústria Familiar, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e executado pela Emater/RS-Ascar, assim como a autorização de uso do Selo Sabor Gaúcho, a agroindústrias presentes no evento. Receberam o certificado a agroindústria de Panificados Casa da Pedra de Bossoroca, Frangos São Luiz de São Luiz Gonzaga e as agroindústrias de Porto Xavier, Sonho de Pão, Vitalitty, Agromandioca e Doce Sabor, todas expositoras do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expo São Luiz.
 

Autor: Deise A. Froelich

Fonte: Emater/RS-Ascar

Mais notícias - Geral