Geral
Papel da pecuária familiar no desenvolvimento missioneiro é discutido em São Luiz Gonzaga
29/09/2017 14:47
Foto: Seminário da Pecuária Familiar ocorreu na quinta-feira, durante a Expo São Luiz (Foto: José Schafer)

Inserido na programação da Expo São Luiz, que acontece em São Luiz Gonzaga até o próximo domingo (1º/10), o Seminário da Pecuária Familiar reuniu representantes da Emater/RS-Ascar, da Embrapa Pecuária Sul, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), de Secretarias Municipais voltadas ao setor agropecuário e Sindicato Rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, bem como pecuaristas familiares de diferentes pontos da região. A proposta central foi a discussão acerca do desenvolvimento da região missioneira, com foco no papel da pecuária familiar.

Entre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Trindade, o prefeito de Bossoroca, José Moacir Fabrício Dutra, vice-prefeito de Bossoroca, João Alberto Nascimento, o prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos, o presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Fernando Dornelles, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Ademir Renato Nedel, o coordenador regional de programas da SDR, Ernesto Ivo de Lima, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Giovane Hoff.

Na programação, o público acompanhou dois paineis, mediados pelo supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Joney Braun. O primeiro, sobre Pecuária Familiar e Desenvolvimento Missioneiro foi conduzido pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em sistemas de produção animal, Ivar Kreutz, e pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, Daniel Montardo. Kreutz apresentou o cenário da pecuária familiar no Estado e na região, destacando preocupações com relação à sucessão familiar e a existência de áreas reduzidas. Montardo, por sua vez, apresentou reflexões sobre a metodologia mais adequada da pesquisa e extensão em relação ao público da pecuária familiar.

Na sequência foi a vez de ouvir a experiência da família Barcellos, assistida pela Emater/RS-Ascar via Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, conveniado com a SDR. Na oportunidade o pecuarista, Edson Barcellos, e o extensionista Flávio Bonatto relataram os resultados do trabalho da pesquisa, assistência técnica e extensão rural na propriedade, especialmente em relação ao diferimento e melhoramento do campo nativo. A partir da caminhada iniciada em 2012, foram percebidos resultados significativos em relação ao aumento alimentação disponível para o gado através da adequação no manejo das pastagens, assim como melhoria dos índices reprodutivos, ganho de peso e rentabilidade na propriedade.

O jovem pecuarista William Barcellos, de 17 anos, filho de Edson, acompanha as atividades e reconhece a importância de contar com o apoio da pesquisa e da ATER na propriedade. “Fica evidenciada cada vez mais a importância da profissionalização e do conhecimento para conduzir a propriedade. A gestão faz a diferença e contar com a parceria da Embrapa e da Emater é muito importante para nós, como aprender e conhecer mais sobre o campo, entender a função de cada planta”, comentou William.

Com a assistência oferecida por intermédio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, iniciado em 2016, estão sendo desenvolvidas atividades e monitorados indicadores a campo em relação à recuperação da fertilidade e correção da acidez no solo, diferimento de campo com piquetes com água e sombra, estudo da vegetação emergente no solo, controle de entrada e saída de bovinos, aumento do rebanho de matrizes com crédito rural, acompanhamento da dieta e sanidade dos animais, aumento da área com forrageiras perenizadas, certificação dos animais e rentabilidade da propriedade.

Conquista para a Pecuária Familiar
Durante o evento foi celebrado o ato de assinatura de contrato com o Badesul para contratação de recurso, via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), para fins de melhoria em campo nativo em propriedades de produtores da Associação da Pecuária Familiar Missioneira de Santo Antônio das Missões. Assinaram o presidente da Associação, André Marques, e o coordenador regional de Programas da SDR, Ernesto Ivo de Lima. O valor de R$ 50 mil será voltado para a aquisição de calcário e de fertilizantes que serão aplicados nas propriedades dos pecuaristas.
 

Autor: Deise A. Froelich

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Mais notícias - Geral