Geral
Doação do Judiciário beneficiará transporte escolar fornecido pela Apae de Santo Antônio das Missões
26/09/2017 16:03
Foto: Corregedora-Geral, Iris Helena, fez a entrega da S-10 à Diretora Sandra Antunes (Foto: Mário Salgado)

A Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais  (Apae) de Santo Antônio das Missões recebeu, na segunda-feira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a doação de uma caminhonete S-10. O veículo será utilizado pela Escola Especial Sol Nascente, mantida pela entidade, no atendimento de 67 jovens com deficiência.

A solenidade de entrega do veículo foi marcada pela alegria da apresentação musical dos alunos da escola. A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o presidente do Conselho de Comunicação Social, desembargador Túlio Martins, representaram a Administração do TJ-RS.

A desembargadora se emocionou com a apresentação: "Este momento me fez acirrar a convicção de que comunidades como essa fazem toda a diferença e de que dias melhores virão", afirmou a corregedora.

A magistrada destacou ainda o trabalho da Apae: "Só posso desejar que, cada vez mais, pessoas como vocês, que se dedicam a causa dessas pessoas tão especiais, tenham êxito. Que bom que a família da APAE tem se esforçado para oferecer a eles qualidade de vida. Aplaudi e aplaudo efusivamente a apresentação musical, pois ela representa a força do país". 

De acordo com a Diretora da entidade, Sandra Antunes, a Apae de Santo Antônio das Missões tem 29 anos de existência. A Escola Especial Sol Nascente dispõe de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos e oferece atividades pedagógicas, atendimento psicológico, assistente social, fisioterapia, encontros de famílias, grupos de mães, etc. O objetivo é buscar o exercício da cidadania dos usuários.

Em 2015, o veículo que fazia o transporte escolar para a entidade pegou fogo. "Ficamos numa enorme dificuldade. Era o único veículo que tínhamos. Tivemos apoio de transporte público e privado. Intensificamos as campanhas com projetos em busca de um novo transporte escolar", lembra Sandra. 

A Apae procurou o Judiciário local, em busca de ajuda, sendo atendida pela Administração do Tribunal. "Nosso reconhecimento ao Presidente Difini, pela solidariedade com o movimento apaeano", ressaltou a Diretora da entidade. "Desejamos que a Justiça busque o justo e o correto, respeitando a particularidade de cada cidadão", acrescentou.
 
Atualmente, o serviço é prestado com o auxílio do poder público e por uma kombi usada que a Apae conseguiu comprar, mas alguns alunos seguem sem transporte. A chegada da S-10 deverá sanar essa dificuldade.

De acordo com o juiz diretor do Foro, Abel dos Santos Rodrigues, a Apae de Santo Antônio das Missões ainda foi contemplada com verbas oriundas das penas pecuniárias, que permitiram a reforma de uma piscina utilizada pelos alunos. O magistrado se disse orgulhoso de fazer parte da comunidade de Santo Antônio das Missões,  sua primeira Comarca. "Me sinto parte desta comunidade. Sinto orgulho de poder levar justiça a quem clama", afirmou ele. "A caminhonete foi batalhada pela Apae. Hoje demos um passo além. Ver o sorriso de vocês  é o que vamos levar para as nossas carreiras", completou o magistrado. 

Participaram da cerimônia o promotor de Justiça Matheus Generali Cargnin e o presidente da Câmara Municipal, Vereador Valdir Robalo.

Autor: Janine Souza

Fonte: TJ-RS

Mais notícias - Geral