Geral
TJ repercute homenagens prestadas ao Presidente Luiz Felipe Silveira Difini em Sessão Solene
26/09/2017 11:30
Presidente do TJRS recebe título de Cidadão Santo-Antoniense das Missões
Foto: Desembargador Túlio Martins (C) representou o Presidente Difini, que participou de compromisso em Brasília. Vereadores Vineton (E) e Robalo entregaram a honraria (Foto: Mário Salgado)
Em sua página oficial o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul destacou a sessão solene realizada em Santo Antônio das Missões, o texto é do Assessor de comunicação do orgão.
 
A Câmara Municipal de Santo Antônio das Missões prestou homenagem ao Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, em Sessão Solene realizada no final da tarde da segunda-feira  (25/09). Os autores da proposição de entrega do título de Cidadão Santo-Antoniense das Missões foram os vereadores Valdir Lopes Robalo, que preside a Câmara e Vineton Oliveira. Os parlamentares destacaram que a honraria foi aprovada de maneira unânime pela Casa.

O vereador Robalo lembrou da vinculação do presidente Difini com o município, desde 1988, quando assumiu a condição de Juiz na Comarca. Também destacou a entrega de um veículo do Judiciário para a Apae local, também ocorrida hoje. "Em momentos difíceis como estamos vivendo no Brasil e no Rio Grande do Sul, são atitudes como esta que fazem a gente acreditar numa sociedade melhor, com mais justiça e humanidade", declarou.

A vice-prefeita Izalda Boccacio também falou sobre a importância da doação do veículo. "O desembargador Difini teve percepção e sensibilidade  ao atender esta justa reivindicação da Apae, colaborando com nosso Município na batalha por justiça social e acesso à educação." 

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ-RS, desembargador Túlio Martins, representaram o presidente Difini na cerimônia, tendo em vista que o Chefe do Poder Judiciário gaúcho encontra-se em Brasília, onde participou de reunião no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
O desembargador Túlio Martins fez o pronunciamento em nome do presidente Difini e destacou a relação  do magistrado com a localidade. "Conheço o desembargador Difini desde 1990 e ele sempre lembra de Santo Antônio das Missões com muito carinho por ter sido a sua primeira Comarca como titular", contou, acrescentando a importância que as primeiras localidades de jurisdição  representam na formação dos magistrados.
 
"Neste momento de desencanto com determinados segmentos do País,  talvez seja o momento de voltarmos cada vez mais a atenção  para as nossas raízes", afirmou, destacando ainda que "os municípios são os núcleos onde se  percebe a menor desilusão da população, pois a sociedade reconhece a existência de pessoas valorizando e respeitando as comunidades locais".
 
No encerramento da solenidade, o desembargador Tulio leu mensagem escrita pelo presidente Difini aos vereadores e autoridades municipais. "Sinto-me honrado com esta homenagem concedida pelos parlamentares da primeira Comarca onde atuei como titular e guardarei esta honraria em meu coração",  afirmou o presidente, concluindo: "Permaneço fiel aos mesmos pensamentos de 29 atrás, quando atuei como Juiz nesta localidade,  sempre na defesa da independência do Poder Judiciário".
 
O juiz de Santo Antônio das Missões, Abel dos Santos Rodrigues, e o promotor Matheus Cargnin também prestigiaram o evento, entre outras autoridades locais.

Autor: Renato Sagrera

Fonte: TJ-RS

Mais notícias - Geral