Geral
Coopatrigo realizou Dia de Campo Trigo nesta segunda-feira em São Luiz Gonzaga
25/09/2017 16:10
Foto: Evento contou com a presença de mais de 700 pessoas (Foto: Jéssica Ourique)

Nesta segunda-feira, dia 25, a Coopatrigo realizou o Dia de Campo Trigo, na Lavoura Experimental junto a Escola Técnica Cruzeiro do Sul em São Luiz Gonzaga e ao meio dia foi servido almoço com cardápio, porco no rolete e costelão, na Associação dos Funcionários da Coopatrigo, seguido do show com Mano Lima, pedido dos associados da cooperativa.

Em entrevista, o presidente Ivo de Souza Batista parabenizou a Coopatrigo e enfatizou que o Dia de Campo Trigo é uma forma de trazer tecnologia de ponta aos agricultores e associados da cooperativa, com o intuito de aumentar a produtividade na região. Ele informou ainda o dia contou com troca de informações sobre a variedade de sementes, algumas com maior resistência as pragas e outras mais produtivas, todas adaptadas a região.

Ivo destacou que a cada ano está aumentando o número de participantes no Dia de Campo, nesta edição mais de 700 pessoas participaram, e acredita-se por existir um maior interesse em produzir mais e com qualidade. Ele afirmou que as festividades aos 60 anos da cooperativa seguem durante toda a semana, sendo que no dia 28, durante a Expo São Luiz, a Coopatrigo vai realizar o Encontro de Mulheres Coopatrigo com palestra, seguido de desfile de modas, workshop culinário e almoço. No dia 29 será realizado um painel no auditório central do Parque de Exposições sobre Perspectivas de Mercado e Clima na Safra de Soja 2017/2018, bem como, um happy hour no Mundo Cooperativo Missões.

O vice presidente, Luiz Flávio de Oliveira enfatizou a grande presença de associados e o trabalho de funcionários, técnicos e pesquisadores na apresentação de novas variedade de trigo e novas tecnologias para as culturas de inverno para que o agricultor possa elaborar um planejamento para o próximo inverno, bem como o objetivo do Dia de Campo em levar informações atualizadas e agregar conhecimentos aos produtores para que eles possam transformar em produtividade e inviabilidade econômica. Ele ainda destacou a credibilidade e a infraestrutura, especialmente, de armazenagem e de fluxo para receber os produtos, que a Coopatrigo construiu ao longo dos 60 anos na região e estendeu agradecimentos aos ex gestores e funcionários, bem como os atuais, associados, sócios fundadores que construíram e constroem uma cooperativa estruturada que traz inúmeros benefícios para o agronegócio da região.

De acordo com o agrônomo e ex funcionário da Coopatrigo João Luiz Scolari Pilon, o Dia de Campo, além de levar mais informações aos agricultores, serve para divulgar as informações e ajustar as recomendações técnicas locais para auxiliar os produtores, porque as referências coletadas durante o Dia de Campo ajuda a evoluir o patamar de colheita, considerando que nos anos 70 o índices eram máximo 25 saco/ha de trigo e com a tecnologia e a mudança de variedade, atualmente, a produtividade é de mais de 3.200k/ha, alguns conseguem até 70sacos/ha.  João Luiz evidenciou que os agricultores ao ver os resultados e tocar as diversas variedades de sementes, geralmente, possuem mais clareza na hora de planejar.

O produtor santo-antoniense Claudinei Lopes, considera de extrema importância os Dias de Campo da Coopatrigo, pois leva aos agricultores mais conhecimentos, nestes ano, especialmente, as tecnologias e variedades de sementes. Ele destacou a parceria entre os associados e a Coopatrigo gera o desenvolvimento da região e acredita que sem a troca de experiências e informações, os produtores ficam a padecer.

João Luiz de Moura Nimitti, estudante de agronomia da Uergs São Luiz Gonzaga, afirmou que para os estudantes do curso, o Dia de Campo, é uma das oportunidade para a construção de conhecimento e a constituição como profissionais, pois a profissão de engenheiro agrônomo exige o contato direto com o produtor e acompanhar as informações e tecnologias atualizadas. Ele ainda enfatizou as práticas, dados e tecnologias apresentadas neste dia confere com os conteúdos do curso e complementam a aplicação na região.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral