Geral
Apicultores alertam sobre morte de abelhas em Santo Antônio das Missões
22/09/2017 09:42
Membros da Apimissões já contabilizaram o fim de 115 enxames no ano de 2017
Foto: 115 colmeias foram extintas somente em 2017, causas estão relacionadas ao uso de agrotóxicos (Foto: Apimissões/Facebbok)
A morte de abelhas vem preocupando os produtores de mel do município de Santo Antônio das Missões , segundo dados contabilizados pelos membros da Associação Apícola do Pampa Missioneiro -Apimissões, só em 2017 foram 115 enxames totalmente dizimados, significando a morte de aproximadamente 7 milhões de abelhas. A produção de mel não é a única prejudicada pelo desaparecimento dos insetos, a redução dos agentes polinizadores das plantas resulta num menor índice produtivo de várias culturas.
 
Dados em relação a produção anual de mel, apontam que somente se considerada a extinção das 115 colmeias, até o momento contabilizadas, as perdas devem chegar a 5,7 toneladas o que representaria um prejuízo de 65 mil reais aos produtores da associação somente em 2017, as informações foram prestadas pelo Engenheiro Agrônomo André Oliveira, durante o Programa Conversa Aberta desta quinta-feira (21) quando esteve acompanhado de Rita Oliveira e Mario Nelson Escobar sócios integrantes da associação.
 
 
Membros da Apimissões durante Programa Conversa Aberta (Foto: Rogerio Morais)
 
 
O técnico relacionou a morte dos enxames ao uso de agrotóxicos, e por isso é recomendado cuidados na aplicação, segundo André o Brasil ainda comercializa produtos com princípio ativo que já foram proibidos em outros países por serem comprovadamente causadores de morte de abelhas, e há registro de produtores que misturam herbicidas com inseticidas que resultam em um produto sem qualquer previsão de efeitos colaterais, outro ponto a ser observado, e tem relação direta com o que se chama deriva, são os horários de aplicação, deve-se dar preferência as horas mais frias do dia, como forma de evitar a flutuação do produto, a altura das barras de pulverização também influenciam, o ideal é que sejam ajustadas o mais próximo das plantas. Por questões de bom senso e entendimento que as abelhas são necessárias também para o incremento da produção agrícola, é recomendado o uso de produtos com princípio ativo que não prejudique as abelhas e de produtos biológicos no controle das pragas.
 
O vereador Mario Nelson Escobar integra o grupo da Apimissões e atua no ramo da apicultura há dez anos e afirma que vem acompanhando os fatores que pões em risco as colmeias, e seguramente a ação do homem é a principal causa da morte das abelhas, daí a importância da conscientização sobre os agentes polinizadores, especialmente as abelhas, desses agentes depende a produção de alimentos, - Sem abelha não há vida. Afirmou.
 
Durante a entrevista, Rita Oliveira disse que é muito triste para o apicultor ver a morte das abelhas, disse que somente em um apiário localizado na Vila Santa Rosa, foram perdidas todas as colmeias de propriedade da família.
 

Como forma de buscar amenizar o problema, a Apimissões lançou uma campanha para conscientização do produtor rural em relação a cuidado com as abelhas, fazendo a relação entre o preservar e produzir.  

 

 

Autor: Rogerio Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/Radio 89,1

Mais notícias - Geral