Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Tradicional desfile encerrou os festejos farroupilhas em Santo Antônio das Missões
21/09/2017 09:22
Foto: Desfile reuniu autoridades, tradicionalistas e a comunidade em geral na Praça Matriz (Foto: Jéssica Ourique)

Em comemoração à Revolução Farroupilha, o tradicional Desfile Farroupilha foi realizado na tarde da quarta-feira, dia 20, em Santo Antônio das Missões, momento em que a comunidade compareceu à Praça Antônio Vicente do Nascimento para prestigiar as apresentações de cada uma das entidades tradicionalistas e cavalarianos do município.

O desfile iniciou às 15h, e neste ano, a Semana Farroupilha trouxe como tema “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história” e também foi prestada homenagem a três munícipes que ao sempre honraram e ainda honram as tradições no município. Para esta homenagem foram escolhidos o senhor Gomercindo Ferreira Nunes, Hélio Lopes e Egydio Ferreira Ortiz conhecido, popularmente, como Quecé.

Neste ano, o Desfile Farroupilha contou com três jurados, sendo Jurema Nenê, Milton Sérgio Rodrigues e Patrícia Coró Somavilla, os quais julgaram a organização, indumentária gaúcha e fidelidade ao tema, destinando a três entidades como troféu a Cruz de Lorena.

Um grupo de cavalarianos com um representante de cada entidade tradicionalista do município iniciou o desfile e incluído neste grupo estava o prefeito Puranci Barcelos dos Santos que posteriormente, juntou-se as outras autoridades chamadas na Plataforma Cívica para assistir ao desfile das entidades.

Na sequência, a entidade a desfilar foi o CTG Porteira das Missões com cavalarianos, prendas, peões e também a Invernada Artística Raça Nativa. Seguidos pelo Piquete Rastro Missioneiro, CTG Tronqueira da Amizade, Piquete Batendo Casco, Cabanha Marca Jota, Piquete Tinindo Esporas, Piquete Honrando o Bar da Esquina, Piquete Harmonia Gaúcha e para encerrar o Desfile Farroupilha, o Piquete dos Farrapos se aproximou com figurino caracterizado e realizou as tradicionais encenações de lutas, além de homenagens ao fundador Nego Betão.

Após o desfile das entidades tradicionalistas do município, foi realizada apresentações dos artistas da terra, bem como, a entrega dos troféus as entidades ganhadoras, sendo que o Piquete Os Farrapos conquistou o troféu de fidelidade ao tema e recebeu-o do homenageado Gomercindo; o Piquete Batendo Casco recebeu de Hélio Lopes o troféu de organização e o CTG Porteira das Missões conquistou o troféu de melhor indumentária de Quecé Ortiz.

Posteriormente, foi realizado o arreamento dos pavilhões, depois, no CTG Porteira das Missões, foi feita a extinção da Chama Crioula e encerrada oficialmente a Semana Farroupilha de Santo Antônio das Missões.

 

 

OBS.: As fotos do desfile serão divulgadas no facebook da Rádio Fronteira Missões e Jornal Fronteira Missões.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral