Geral
Comando Ambiental da Brigada Militar divulga ocorrências do 1º semestre de setembro
21/09/2017 08:28
Foto: Foram registradas crimes contra a flora e fauna (Foto: Divulgação | Comando Ambiental da Brigada Militar)

O Comando Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga divulga relatório quinzenal de ocorrências registradas na região neste mês de setembro. Confira.

Queimada: Em 4 de setembro, no Rincão São Pedro, interior de São Luiz Gonzaga, compareceu na sede do pelotão proprietário do local para registar dano em sua propriedade pelo uso de fogo por terceiros. Então foi encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de São Luiz Gonzaga.

Contra flora: No dia 6, na Linha Primeira, interior de Porto Xavier, em atendimento de denúncia, foi constatado no local o corte e supressão de vegetação nativa, numa área de 1,4 hectares, sendo encontrado no local 5m³ de lenha nativa e mais 16 palanques de pau ferro, que foram apreendidos. O proprietário da área não possuía licença ambiental para realizar a intervenção. Encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Porto Xavier.

Contra a flora: Também no dia 6, na Linha Secção Baixa, interior de Porto Xavier, em atendimento de denúncia, foi realizada vistoria e constatado ocorrência de crime ambiental, pelo corte de vegetação nativa na propriedade rural – 25 árvores pau ferro, 6 açoita cavalo e 2 marmeleiros sem licença ambiental. Encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Porto Xavier.

Queimada: No dia 11, na Taquara Mansa, interior de Santo Antônio das Missões, em atendimento de denúncia de desmatamento, foi realizada vistoria em propriedade onde se constatou supressão de vegetação nativa campestre típica do bioma Pampa. O proprietário não possuía licenciamento para realizar a atividade, que atingiu 4,72 hectares, a partir disso foi encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Santo Antônio das Missões.

Operação Rio Uruguai: Em 14 de setembro, foi realizado patrulhamento embarcado com ênfase no combate de ilícitos ambientais, referente a fiscalização do Rio Uruguai, abrangendo os municípios de Porto Xavier, Roque Gonzales, Pirapó e São Nicolau. Foram apreendidos 1.300m de rede e 600m de espinhel, armados irregularmente, sem identificação. Foram abordadas e identificadas diversas pessoas que estavam no Rio Uruguai e proximidades.
 
Operação Rio Uruguai: No mesmo dia 14, no Rincão dos Wagner, interior do município de Pirapó, foi abordado uma embarcação, onde os tripulantes empreenderam fuga, sendo apreendido um motor de popa marca Yamaha.Encaminhado relatório ambiental ao Ministério Públicode São Luiz Gonzaga.

Operação Rio Uruguai: Também no dia 14, no Rincão dos Wagner, interior do município de Pirapó, foram abordados dois indivíduos nas margens do Rio Uruguai, sendo apreendidos 30m de rede e 32m de garatéias. Encaminhado relatório ambiental ao Ministério Públicode São Luiz Gonzaga.
 
Contra a flora: Dia 14, na Linha São José, interior de Cerro Largo, conforme denúncia de crime ambiental contra a flora, foi realizada vistoria em uma propriedade onde foi constatado o corte de árvores nativas, também foi constatado fogo na área e encaminhado relatório ambiental ao Ministério Público de Cerro Largo.
 
Demais vistorias realizadas pela Guarnição de serviço foram: Quatro em São Luiz Gonzaga, cinco em Santo Antônio das Missões, duas em Salvador das Missões, uma em Roque Gonzáles, uma em Cerro Largo, três em Caibaté, uma no Rolador, uma em São Pedro do Butiá e seis na Operação embarcada Rio.
 
 
 

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga

Mais notícias - Geral