Geral
Campanha da Multivacinação tem Dia “D” hoje em Santo Antônio das Missões
16/09/2017 10:24
Foto: Campanha seguirá até o dia 22, próxima sexta-feira (Foto: Reprodução | Internet)

Na última segunda-feira, dia 11, começou a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O principal objetivo é a revisão e atualização das cadernetas de vacinação. No Rio Grande do Sul mais de 2 milhões de pessoas fazem parte dessa faixa etária. Como a imunização será seletiva apenas para quem está com alguma dose pendente, não se trabalha com meta de cobertura para essa campanha.

A ação ocorre até o dia 22 de setembro.

De acordo com a técnica da Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio das Missões, Marizete Araújo, neste sábado, dia 16, ocorrerá o Dia D de vacinação, com atendimento extraordinário no Posto Central para a aplicação das vacinas. A aplicação será das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia. A vacinação fica restrita ao posto central, junto a Secretaria de Saúde, não serão realizadas nos ESF’s. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3367-1419.

O Calendário Nacional de Vacinação prevê 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Por isso, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde é que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. Dessa forma, os profissionais de saúde avaliarão se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal. Somente com todas as doses as vacinas é possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. Além disso, a estratégia visa melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Sobre a vacinação da pólio, que é uma das incluídas na estratégia, a SES informa que não ocorrerá de forma indiscriminada para todas crianças menores de 5 anos. Ela estará disponível nas suas duas apresentações. A injetável deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade. Além dela, a criança necessita de outras duas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Essas doses são feitas com a versão oral (gotinhas).

 

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões, com informações Secretaria Estadual de Saúde

Mais notícias - Geral