Geral
Abertura da Semana da Pátria e Dia da Cidadania foram realizados em Santo Antônio das Missões
02/09/2017 09:21
Evento contou com a presença de autoridades e escolas na Praça Antônio Vicente do Nascimento
Foto: Solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (Foto: Rogerio Morais)

 A abertura oficial da Semana da Pátria de Santo Antônio das Missões foi realizada na última sexta-feira, dia 1º, na Praça Antônio Vicente do Nascimento e contou com a presença de autoridades municipais, escolas e a comunidade em geral.

 
 
As atividade iniciaram com um grupo de atletas das escolas municipais, os quais realizaram a condução do Fogo Simbólico da Brigada Militar até a Plataforma Cívica, momento em que a Administração Municipal declarou aberto oficialmente o início das comemorações cívicas pelo 194º aniversário da Independência do Brasil, bem como o hasteamento da bandeiras e inflamação do fogo simbólico pelo 3º Pelotão da Brigada Militar.
 
 
Houve a apresentação das bandas marciais do Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves e da Escola Técnica Estadual Achilino de Santis.
 
 
Na Semana da Pátria deste ano, a homenagem a nível nacional é “Oswaldo Cruz – Sanitarista”, tema a nível estadual “80ª Corrida do Fogo Simbólico e 70 anos da criação da Chama Crioula – MTG” e o tema a nível municipal “A diversidade do ser humano e cidadania”.
 
 
A guarda do Fogo Simbólico durante a Semana da Pátria é revezada entre a Brigada Militar e as escolas. O trabalho já iniciou na sexta-feira, sendo que pela parte da manhã a responsabilidade foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio dos Santos Robalos e pela parte da tarde do Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves. Durante o final de semana, o fogo fica sob a guarda da Brigada Militar e no decorrer da semana conforme cronograma abaixo:
 
 
Dia 4 – Segunda-feira: das 8h às 12h30min – Escola Especial Sol Nascente (Apae)/das 12h30min às 17h – Escola Técnica Estadual Achilino de Santis;
 
 
Dia 5 – Terça-feira: das 8h às 12h30min – Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano Rodrigues da Silva/das 12h30min às 17h – Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves;
 
 
Dia 5 – Terça-feira: das 8h às 12h30min – Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano Rodrigues da Silva/das 12h30min às 17h – Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves;
 
 
Dia 6 – Quarta-feira: das 8h às 12h30min – Escola Municipal de Ensino Fundamental Evilásio Jacques Ourique/das 12h30min às 17h – Escola Técnica Estadual Achilino de Santis;
 
 
Dia 7 – Quinta-feira: Brigada Militar;
 
 
A partir das 17h às 8h da manhã a guarda do Fogo Simbólico ficará a cargo do vigia da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Brigada Militar.
 
 
 
 
ATIVIDADES DO DIA DA CIDADANIA
 
 
Na parte da tarde da sexta-feira, também foram realizadas as atividades do Dia da Cidadania, promovido pela prefeitura, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Infraestrutura, assim pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e salões de beleza.
 
 
As atividades aconteceram na Praça da Matriz e durante a tarde foram oferecidos diversos serviços para população santo-antoniense. Inicialmente ocorreu a amostra de trabalhos das oficinas, com informações do Cadastro Único (CadÚnico), orientação para a realização de documentos, oficina de currículos de sucesso (Senac), inglês, óculos da realidade virtual, bem como mateada e a tenda do Sesc com atividade do Grupo Maturidade Ativa e divulgação de serviços.
 
 
 
Às 15 horas foi realizado o casamento coletivo, avaliação nutricional, verificação da pressão arterial, orientações sobre prevenção da saúde em qualidade de vida, prevenção ao trânsito, realização da carteira de estacionamento Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) e Pessoa Idosa (PI), prevenção a drogadição, e ainda oficina de Circo com Companhia Circense Burzum, pista de corda e diversas ações de escotismo sendo ministrada com o Grupo Xainã Jataí, brinquedos, manicure, corte de cabelo masculino e feminino, feira do livro e contação de história.
 
 
TARDE CÍVICA
 
As atividades da comemoração Cívica, no dia 7 de setembro, iniciará às 14h com apresentação da banda da Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, posteriormente serão realizadas as homenagens cívicas das Escolas Municipais, Estaduais, Escola Especial Sol Nascente e o encerramento fica a cargo da banda do Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves.
 
Caso chova no dia 7, a Tarde Cívica será realizada no dia 10, domingo, às 14h, seguindo a mesma programação.
 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral