Geral
Confiança do consumidor impulsiona alta nas vendas da agricultura familiar na Expointer
30/08/2017 08:26
Foto: Os visitantes vão em busca da qualidade de queijos, sucos, conservas, panificados e embutidos da agricultura familiar (Foto: Sofia Wolff)

A preferência do consumidor pelos produtos da agroindústria familiar está cada dia mais evidente na Expointer. Na segunda-feira, o volume de vendas da Feira da Agricultura Familiar cresceu 49,8% em relação ao mesmo dia do ano passado. No acumulado de sábado até segunda-feira, as agroindústrias registraram acréscimo de 20,9% em relação ao mesmo período de 2016. Em valores, os 201 empreendimentos presentes no espaço já comercializaram R$ 696,2 mil, contra R$ 575,5 mil no ano passado. “A segurança alimentar é uma preocupação cada vez maior da população, que tem encontrado isso nos produtos produzidos pela agroindústria familiar”, analisa o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto.

Além da qualidade comprovada de queijos, sucos, panificados, embutidos, da beleza das plantas, flores e artesanato, os visitantes do pavilhão podem aproveitar o espaço ampliado este ano. Os estandes foram montados de forma a oferecer mais espaço para circulação do público pelos corredores. “Assim, o pessoal circula com mais tranquilidade, pode degustar e fazer suas compras com mais tranquilidade”, afirma o direto de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre Rodrigues. “Também fizemos investimento em um sistema de climatização com microaspersores, que proporcionam mais conforto térmico nos dias de calor.”

O Pavilhão da Agricultura Familiar apresenta a produção de 201 empreendimentos familiares, que congregam o trabalho de 1.340 famílias, oriundas de 118 municípios gaúchos. O público pode percorrer 198 estandes (145 agroindústrias familiares, 47 expositores de artesanato rural e indígena, plantas e flores e seis empreendimentos do estado de Minas Gerais), além de quatro cozinhas. O local valoriza as agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf).

A Feira da Agricultura Familiar na Expointer é coordenada pela SDR, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, a conveniada Emater RS, Fetag RS, Fetraf RS e Via Campesina.

 

 

Fonte: Expointer 2017

Mais notícias - Geral