Geral
Realizada a abertura da 1ª Semana Municipal das Pessoas com Deficiência em Santo Antônio das Missões
21/08/2017 10:10
Foto: Participam do evento, Apaes, escolas, entidades e autoridades (Foto: Jéssica Ourique)

Na manhã desta segunda-feira, dia 21, deu-se início da 1ª Semana Municipal das Pessoas com Deficiência em Santo Antônio das Missões. O evento da abertura oficial está sendo realizado no salão de eventos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conta com a presença de Apaes da região, escolas e entidades.

O objetivo do evento é propor “Acessibilidade, Lazer, Inclusão: Compromisso de TODOS”, e será realizado entre os dias 21 e 28 de agosto, com organização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, bem como o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMPED) e a Escola Especial Sol Nascente/APAE. A semana é uma das ações que foram pactuadas dentro do Projeto ALI.

 A palestra foi ministrada pela Drª Rosangela Ferigollo Binotto, que apresentou a temática “Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”.

Conforme os organizadores, a programação inclui palestras, caminhada de mobilização, oficinas, passeio ciclístico e outras ações. Confira:

PROGRAMAÇÃO:
- DIA 21, SEGUNDA-FEIRA: Abertura Oficial da 1ª Semana Municipal das Pessoas com Deficiência, com pronunciamentos das autoridades.
Palestra com o tema “Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”, com a Drª Rosangela Ferigollo Binotto (mestre em Biociências e doutora em Gerontologia Biomédica). Será das 08h30min às 11h30min e das 13h às 16h. Taxa de inscrição da palestra, R$ 20,00;
 
- DIA 22, TERÇA-FEIRA: Caminhada de Mobilização da Comunidade: Acessibilidade, Lazer e Inclusão: Compromisso de TODOS, às 09h, com saída da Escola Especial Sol Nascente e chegada à Praça Antônio Vicente do Nascimento (Praça da Matriz).
No dia também haverá espaço “Saúde e Bem Estar”, com orientações na área do serviço social, saúde mental, emocional e física. Já às 18h, na Escola Municipal Santo Antônio, terá a oficina “Saúde em Libras”;
 
- DIA 23, QUARTA-FEIRA: Palestra “Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência. Que DIREITO é esse?” A proposta será ministrada por Aline Sebastiane Rei (setor de Benefícios do INSS de São Luiz Gonzaga), às 13h30min, no Salão de Eventos da APAE.
Olimpíadas Regional do 22º Conselho das APAEs em Santo Ângelo. Participação dos alunos da Escola Especial Sol Nascente;
 
- DIA 24, QUINTA-FEIRA: Divulgação na imprensa escrita e falada do trabalho em prol da acessibilidade em Santo Antônio das Missões;

- DIA 25, SEXTA-FEIRA: Mostra “A Nossa Arte é Superação”, das 13 às 16h, na Praça da Matriz.
Formação de professores com a “III Semana da Inclusão: Uma Abordagem Necessária”. O público alvo do evento é professores da rede municipal, estadual e privada, ao passo que para monitores e acadêmicos nas áreas afins. Será às 15h15min na Escola Municipal Santo Antônio.
 
- DIA 26, SÁBADO: 1º Passeio Ciclístico Inclusivo. A concentração se dará na Praça da Matriz, às 14h, com saída às 15h. A chegada será no mesmo local. OBS: Será realizado o sorteio de uma bicicleta a quem efetuar a inscrição e participar da atividade. Também haverá uma premiação em dinheiro para a bicicleta mais caracterizada (avaliada pela comissão julgadora);

- DIA 27, DOMINGO: Missa de Ação de Graças, às 09h, na Igreja Matriz;
 
- DIA 28, SEGUNDA-FEIRA: Encontro de professores e equipe técnica da Escola Especial Sol Nascente, com o tema “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e LBI”, com a professora Sandra B. Antunes, às 08h30min, na Apae.
Encontro de familiares da Escola Especial Sol Nascente, com o tema “A Importância da Família na Educação Especial”. A coordenação ficará sobre responsabilidade da equipe da Escola Sol Nascente, às 13h, na Apae.
 

Fonte: Grupo Fronteira Missões, com informações assessoria de imprensa da prefeitura Sam

Mais notícias - Geral