Geral
Pedido de vista adia a votação de projeto de lei sobre a Criação do Sistema Municipal de Ensino
10/08/2017 17:47

Foi pedido vista (para análise) o projeto de lei nº 055/2017, que dispõe sobre a Criação do Sistema Municipal de Ensino. A informação é da Secretaria Municipal da Administração e Planejamento. De acordo com a secretária Lauren Simch, uma nova votação está marcada para o dia 14 de agosto. O Executivo mandou a proposta no dia 31 de julho à Câmara Municipal de Vereadores.

O Sistema Municipal de Ensino, organizado pela lei, é uma instituição jurídica integrante da Educação Pública Municipal, corresponsável pelo planejamento, execução, fiscalização, avaliação e controle dos programas e ações correlacionadas com a educação e com o ensino no município, observadas a composição prevista em lei e os mecanismos, procedimentos e formas de colaboração com o Estado, com o objetivo de assegurar a universalização do ensino obrigatório e gratuito e a erradicação do analfabetismo. 

Segundo a matéria, são várias as vantagens que o município terá ao criar o Sistema Municipal de Educação: possuirá uma maior autonomia na gestão da educação, adequando as decisões às necessidades e características da municipalidade; rapidez em processos como os de autorização e credenciamento de estabelecimentos integrantes e seu sistema; e estar em igualdade com os demais entes da Federação na discussão, proposição e implementação de politicas educacionais. 

Ainda segundo a matéria, o projeto foi elaborado e analisado por membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), do Conselho Municipal de Educação e da Assessoria Jurídica, a qual, inclusive, opina pela legalidade do mesmo.

 

 

Autor: Tardelli Portela

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Sam

Mais notícias - Geral