Geral
1ª Etapa Inter-Regional do ENART será realizada em Santo Ângelo
08/08/2017 08:57
Foto: Notícia foi oficializada durante evento na noite da última segunda-feira, dia 7 (Foto: Rádio Cidade)
Na noite de segunda-feira, dai 7, nas dependências do CTG Tio Bilia em Santo Ângelo, foi oficialmente apresentado todo projeto que será desenvolvido durante a realização da Inter-Regional do ENART, na Capital das Missões.
 
O evento acontece em Santo Ângelo nos dias 26 e 27 de agosto e será coordenado pelas entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo, com apoio da Administração Municipal através da Secretaria da Cultura.
 
O encontro contou com a presença do prefeito no exercício do cargo Bruno Hesse, a secretária de Cultura Neusa Cavalheiro, o aecretário de Estado da Cultura e Turismo André Kryszczun, patrões das entidades tradicionalistas responsáveis pelo evento, além de integrantes da imprensa, e convidados especiais.
 
Inicialmente Luciano Freitas, coordenador de tradicionalismo da secretaria de cultura de Santo Ângelo, realizou apresentação de todo o projeto que será colocado em prática durante os dias de realização da Inter-Regional no Município.
 
Após apresentação artística, autoridades e convidados especiais foram agraciados com jantar tipicamente campeiro.
 
A secretária de Cultura Neusa Cavalheiro, destaca as atividades que estão sendo desenvolvida, bem como a expectativa da realização deste evento que movimentará o meio tradicionalista do Estado, e o grande público que virá a Santo Ângelo neste mês de agosto.
 
1ª ETAPA INTER-REGIONAL ENART 2017 EM SANTO ÂNGELO
Neste ano, a 1ª Etapa Inter-Regional do ENART será realizada na cidade de Santo Ângelo nos dias 26 e 27 de agosto.
 
O município que pertence a 3ª Região Tradicionalista candidatou-se na reunião com os coordenadores regionais e diretores artísticos, culturais, jurídicos, de esportes e campeiros, sendo que na oportunidade apresentou os documentos que foram aprovados pela Comissão do MTG, portanto a Capital das Missões sediará o evento e receberá grupos de danças e categorias individuais de 10 Regiões Tradicionalistas do Estado, sendo: 1ª RT, 3ª RT, 5ª RT, 6ª RT, 10ª RT, 14ª RT, 15ª RT, 17ª RT, 22ª RT e 25ª RT.
 
As três etapas regionais do Encontro de Artes e Tradição, cuja final será realizada em Santa Cruz do Sul no mês de novembro, já têm locais e datas definidos, sendo que a segunda será realizada em Uruguaiana, no dia 30 de setembro, na 4ª Região Tradicionalista e a terceira em Canoas, nos dias 21 e 22 de outubro, na 12ª Região Tradicionalista.
 
OS PALCOS E AS MODALIDADES DO EVENTO EM SANTO ÂNGELO
Com apoio da Administração Municipal de Santo Ângelo, através de suas Secretarias, em especial a Secretaria da Cultura, e contando também com o apoio das Forças Vivas da comunidade, a etapa terá como palco principal o Ginásio Municipal Professor Marcelo Mioso, onde acontecerão durante os dois dias a Modalidade de Danças Tradicionais, nas Forças A e B, recebendo mais de 40 Grupos de Danças de 10 Regiões Tradicionalistas do Estado do Rio Grande do Sul.
 
O Ginásio do Colégio Estadual Missões receberá a Modalidade de Dança de Salão que da mesma forma trará representantes das diversas Regiões Tradicionalistas para competir e buscar uma classificação para a grande final do evento.
 
Em mais dois locais o Colégio Estadual Missões acontecerão as Modalidades de Solista Vocal, tanto feminino, quanto masculino.
 
De igual forma, no mesmo educandário em outros dois espaços para serem apreciados pelo público e avaliados pela equipe julgadora, estarão realizando suas apresentações os concorrentes nas Modalidades de Declamação Masculina e Feminina.
 
Já no hall de entrada do Colégio Tiradentes acontecerá simultaneamente à disputa entre os classificados em suas regionais na Modalidade de Chula.
 
Ainda participam desta etapa em Santo Ângelo, as categorias de Gaita, Violão, Viola, Violino ou Rabeca, Causo Gauchesco de Galpão, Pajada, Trova Galponeira e Conjunto Vocal, modalidades previstas para se apresentarem junto ao Galpão Crioulo do Colégio Estadual Missões.
 
 

 

Fonte: Rádio Cidade

Mais notícias - Geral