Geral
Encceja: exame que substitui Enem para certificado do Ensino Médio abriu inscrições
08/08/2017 08:24
Na região, os municípios que receberão a prova será São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e São Borja,
Foto: Prova que será aplicada em outubro vale também para quem deseja obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental (Foto: Reprodução | Internet)

As inscrições para a prova que substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio foram abertas na segunda-feira. Para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é preciso fazer o cadastro no site do programa até as 23h59min do dia 18 de agosto.

Em janeiro, o Ministério da Educação anunciou mudanças no Enem. A partir deste ano, o exame nacional não terá mais como uma de suas funções a certificação de conclusão do Ensino Médio. Até 2016, candidatos com 18 anos ou mais poderiam usar a nota nas provas para conseguir o certificado.

A justificativa do MEC para retomar o Encceja, que não tinha aplicação de provas desde 2014, é a necessidade de ter um exame específico para a certificação. De acordo com o governo, menos de 10% dos candidatos conseguiram o certificado pelo Enem.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Também é usado para obter a certificação para o Ensino Fundamental. Para isso, é preciso ter pelo menos 15 anos. Para o Ensino Médio, o candidato precisa ter 18 anos completos na data de realização da prova, marcada para 22 de outubro. 

Para se inscrever o interessado deve informar o número do CPF, e-mail e celular válidos. A participação é gratuita.

Provas
O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Para obter o certificado o participante deve fazer, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento.
As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro em cidades de todo o país.
 
Cidades que terão provas no RS
Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osorio, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jeronimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Viamão.
 

Fonte: Gaúcha

Mais notícias - Geral