Geral
Votação da Consulta Popular ocorre hoje, quarta e quinta-feira
01/08/2017 08:25
Foto: Atenção, para votar é preciso portar o título de eleitor ou o número (Foto: Reprodução)

O governo gaúcho tem uma votação anual chamada Consulta Popular, em que todos os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contempladas e neste ano a votação ocorre nos dias 1, 2 e 3 de agosto, por meio do voto secreto. O objetivo de Estado é fazer com que a Consulta Popular seja um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo do Estado fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

De acordo com Roselaine Lottermann, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude os eleitores de Santo Antônio das Missões terão as prioridades do município expostas na cédula de votação, entre elas estão opções para as áreas de agricultura, cultura, turismo, esporte, desenvolvimento rural e econômico.

A participação poderá ser feita durante esses três dias pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes ou ainda via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10). Em Santo Antônio das Missões, a opção foi por cédula e as urnas estarão disponíveis em todas as escolas do município.

Roselaine destacou que a votação por cédula foi uma opção do município, considerando a dificuldade que as pessoas tem ao acesso da internet, especialmente o caso das comunidades do interior.

Na cédula de votação estarão seis (06) opções:

- 1: SEAPI - Recuperação, Manutenção e Conservação de Solos;

- 2: SEDACTEL – Infraestrutura e Equipamentos para o Bem Receber – Sinalização Turística;

- 3: SDR - Agroindústria Familiar – Sabor Gaúcho;

- 4: SDR - Leite Gaúcho – Fortalecimento das Cadeias Produtiva Locais e Regionais;

- 5: SEAPI - Cadeia Produtiva do Leite, Pecuária de Corte e Ovinicultura;

- 6: SDECT – Parques, Pólos e Incubadores Tecnológicas.

Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. Para a votação é necessário o título de eleitor e documentação de identificação.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões com informações Assessoria de Imprensa Prefeitura Sam

Mais notícias - Geral