Geral
Assembleia da AMM aconteceu em Garruchos nesta sexta-feira
23/06/2017 17:09
Evento contou com a presença do Secretário dos Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen
Foto: Composição da mesa de autoridades (Foto: Naryel Barcelos)

 A reunião da Associação dos Municípios das Missões – AMM - iniciou por volta das 10h desta sexta-feira, dia 23. O local escolhido para o evento foi o Salão Paroquial de Garruchos, localizado na Praça da Matriz da cidade. Foi servido para todos os presentes um grande café da manhã desde as 8h.

A reunião contou com a presença do Secretário dos Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen, Deputado Estadual Eduardo Loureiro, prefeitos que pertencem as missões, secretários e pessoas envolvidas com o cenário e lutas regionais permanentes que a AMM defende.

 
O primeiro a se pronunciar foi o Prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, município anfitrião da assembleia. Scotto parabeniza Garruchos por conseguir realizar um evento tão grandioso e trazer até a cidade tantas personalidades importantes. Agradeceu principalmente ao Secretário dos Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen, tratando sobre a enorme necessidade da secretaria olhar com carinho para Garruchos, por conta dos mais de 60km sem acesso asfáltico da ERS 176, com uma estrada muito precária. O prefeito agradeceu ainda a presença do Deputado Estadual Eduardo Loureiro, e através dele desejou boas vindas para todos os presentes, que conseguiram superar às mas condições da estrada para chegar até a reunião, brincando ainda disse que torcia que São Pedro trouxesse chuva, para que todos conseguissem entender o grande desespero que a comunidade garruchense passa.
 
Após o protocolo iniciado pelo município de Garruchos, foi passada a orientação para o Presidente da AMM, Brasil Sartori que cumprimentou todos os presentes, afirmando que o objetivo de todas as reuniões é ser o mais prático possível, falar dos problemas enfrentados pelos municípios e afirmou que ficou feliz em ir para Garruchos antes do asfalto conquistado, para ficar registrado que ele presenciou a situação complicada da estrada, e espera que logo comemore com todos pelo sucesso do asfalto da ERS 176. Sartori explanou como seria procedida a reunião, primeiramente iniciando com a assembleia tradicional, e após voltando para as colocações em forma de mini assembleia, dando ênfase total aos pedidos e reinvindicações sobre o Asfalto para o acesso de Garruchos. Finalizou dizendo que a assembleia é uma reunião especial em prol do Asfalto da ERS 176.
 
O Deputado Estadual Eduardo Loureiro cumprimentou todas as autoridades que compõe a mesa e a todos os presentes, frisando que a AMM comemorou 50 anos fazendo um papel fundamental para defender e lutar pelos municípios missioneiros. Lembrou do tempo em que ele foi Presidente da AMM onde aconteceu uma reunião da Associação em Garruchos em uma semana extremamente chuvosa, ressaltando que desde lá se continua a luta para melhorar as condições da ERS 176 e defender a causa do asfalto. Eduardo falou diretamente para o Secretário Pedro Westphalen, pedindo um olhar mais atento para a região de Garruchos, já que ele está vendo de perto a grande dificuldade de se deslocar até o município.
 
O Secretário Pedro Westphalen desejou um bom dia para todos os presentes e parabenizou pela hospitalidade do município em receber de forma aconchegante a todos. Pedro destacou a importância da AMM para a região, que foi abandonada por muitos anos e que hoje está crescendo, com Universidades e cada dia com mais visibilidade. O secretario falou sobre a importância turística que as Missões tem, e o esforço que foi feito para que o aeroporto fosse inaugurado novamente em Santo Ângelo, facilitando que pessoas de longe venham para a região, pois turisticamente acredita que seja uma das mais importantes regiões do Estado. Afirmou que a região é uma das que mais há investimento pela secretaria dele, e que mesmo ainda havendo muito para se fazer, confia que é uma região próspera e que tem muito ainda o que melhorar e crescer. Disse que a tarefa dele neste dia foi ir escutar as reinvindicações e afirma que mesmo com a manutenção feita nos últimos dias, a estrada da ERS 176 está realmente muito ruim. Diz que a situação não tranquiliza ele como secretário. Sobre os pedidos de asfalto, Pedro diz que ainda é um sonho, que está longe de realmente acontecer, porém é necessário que seja feita uma real manutenção, baseada em um estudo, que resolva os grandes problemas de mobilidade que a ERS 176 possui. Disse ainda que não prometerá coisas as quais não são possíveis cumprir, e acabar por apenas iludir a comunidade. Garante que a todo o momento está procurando se qualificar para alcançar as respostas que todos precisam dele como secretário. Citou também o município de Pirapó que não possui acesso asfáltico. Disse que não sairá de Garruchos de mãos vazias, que juntamente com o engenheiro farão um estudo para recuperar a ERS 176, para que todos possam de deslocar com chuva ou sem chuva. Ao finalizar disse que entre todas as prioridades que a secretaria dele possui, o acesso à Garruchos está entre as primeiras delas.
 
O evento foi marcado por faixas em pedidos ao Asfaltamento da ERS 176, folders em apoio ao movimento, pessoas presentes com camisetas serigrafadas com “SOS GARRUCHOS, ASFALTO JÁ”. A assembleia contou com a presença de diversas entidades envolvidas com o movimento, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos e o Sindicato Rural de Garruchos.
 
Foi apresentado para todos um vídeo produzido pela Administração de Garruchos, mostrando todas as belezas e qualidades do município e ao final do vídeo tratou dos grandes problemas enfrentados há muitos anos, com destaque para a ERS 176.
 
Foi tratado ainda na assembleia sobre a interiorização dos cursos de formação, a fim de economizar com diárias entre outros gastos de deslocamento.  Foi feita a aprovação da Ata da sessão anterior e do balancete de maio de 2017. E ainda destacado sobre a Medalha do Mérito Legislativo, pelos 50 anos da AMM, recebida pela Assembleia Legislativa Estadual.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garruchos e Santo Antônio das Missões, Agnaldo Barcelos também falou sobre a luta pelo asfalto da ERS 176, tratando sobre a causa que interessa aos dois municípios e também a comunidade regional. Agnaldo afirma que a causa é de todos, não somente de um partido ou outro, mas sim de todos que precisam da ERS 176 com boas condições. "Garruchos não divide Brasil e Argentina, Garruchos une Brasil com Argentina, e por isso precisamos também lutar cada vez mais por melhores condições de chegar até Garruchos". Disse ele. Agnaldo tratou do protesto previsto para o dia 06 de julho, dizendo que caso a data seja modificada conta com o apoio e mobilização de todos. Ele discursou frente a frente do secretário Pedro Westphalen, deputado estadual Eduardo Loureiro, prefeito de Garruchos João Carlos Scotto e o presidente da AMM, Brasil Sartori.
 
Se manifestaram também o Presidente da Associação do Legislativo das Missões, Bio Milczareck; o Intendente de Garruchos Corrientes,  Alejandro Minigozi;
 
Após a assembleia foi aberto espaço para reuniões paralelas que acontecem entre as Primeiras Damas, Secretarias de Assistência Social, Secretarias de Saúde e foi feita uma explanação sobre o PIT para os secretários da Fazenda dos municípios. 

Autor: Naryel barcelos

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral