Geral
Realizada a VII Conferência Municipal da Assistência Social em Santo Antônio das Missões
20/06/2017 17:22
Foto: Várias foram as demandas discutidas pelas autoridades, conselheiros e comunidade (Foto: Jéssica Ourique)

Nesta terça-feira, dia 20, a Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio das Missões realizou na sede da Câmara de Vereadores a VII Conferência Municipal da Assistência Social e abordou o tema: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O evento contou com a presença de autoridades, conselheiros e a comunidade em geral.

Inicialmente ocorreu os pronunciamentos das autoridade, seguido da apresentação do regimento interno da Conferência para aprovação da plenária e então a assistente social Camila Camargo palestrou sobre a o tema central (Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Suas).  

Após a palestra o público presente foi dividido em quatro grupos para discussão dos eixos temáticos, entre eles estavam a proteção social no princípio da seguridade como programa para gestão de direitos socioassistenciais, gestão democrática e controle social: lugar da sociedade civil no Suas, acesso a segurança socioassistencial e articulação entre serviços, benefício e transferência de renda como garantia de direitos, a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos para garantia dos direitos socioassistenciais.

Cada um dos grupos discutiu o seu tema e elaborou suas deliberações. Entre elas estão: criar de acordo com o orçamento um fundo de fortalecimento e recursos para dar assistência aos seus usuários, buscar uma nova estratégia de recadastramento para os usuários dos benefícios, conscientizar a comunidade a participar mais das conferências, bem como parcerias com a saúde através dos agentes comunitários para levar informações a comunidade, trabalhar em rede com os políticos e secretaria com o intuito de garantir os direitos da população, troca de informações na rede e recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família, criar um banco de dados através de currículos com referências e disponilizar as empresas, informativos trimestrais e buscar mais fortalecimento do apoio técnico e financeiro para garantia dos programas e serviços.

Ainda um grupo apresentou as demandas do interior do município, e entre elas estão, atividades com as crianças em datas comemorativas, cursos profissionalizantes gratuito, palestras, atividades físicas nos Clubes de Mães, atividades direcionadas para gestantes, adolescentes e idosos, entre outras.

Por fim foram eleitos os delegados que representaram o município e levaram as demandas para a Conferência Estadual de Assistência Social e um lanche foi servido.
 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral