Geral
Crédito adicional para aquisição de nova unidade para o SAMU foi aprovada na Câmara de Vereadores
17/06/2017 09:51
Verba de emenda parlamentar do deputado Paulo Pimenta (PT) de R$ 180 mil possibilitará aquisição de nova unidade móvel
Foto: Emenda parlamentar a pedido do vereador Paulo César possibilitará a aquisição de nova ambulância do SAMU (Foto: Rogerio Morais- GFM/Arquivo)
Na sessão ordinária de segunda-feira (12), foram apreciadas matérias que estavam baixadas e recebidos projetos de lei de autoria do executivo. O PL 043/2107 que trata da contratação de um psicólogo, um assistente social e um artesão pela secretaria municipal de Saúde para aturem junto ao Núcleo de Atendimento à Atenção Básica foi aprovado pela maioria dos vereadores, Paulo César Pedroso (PT) votou contra e em sua justificativa tornou a afirmar que é indispensável a realização de concurso, que não mais é tolerável tantas contratações sem um processo seletivo que seja abrangente e que possibilite oportunidades iguais para quem desejar se candidatar aos cargo públicos.
 
O PL 044/2017 teve pedido de vistas do vereador Antônio Rui (PDT) aceito pelo presidente Valdir Robalo, o texto trata da criação de mais uma vaga de vigia, visando a realocação de servidor Marcos Dionísio Matos de Lima que por laudo médico encontra-se impedido de exercer funções plenas no cargo ao qual foi aprovado em concurso público. O atestado do perito Humberto Poll Lengert indica que o servidor está incapacitado de desenvolver todas as atividades previstas em seu cargo que exijam esforço físico e que por esta razão deve ser readaptado.
 
Outros projetos que entravam na casa ficaram baixados, tratando de contratações de profissionais para atuarem junto as secretarias Municipais os textos estão sob a análise das comissões e da assessoria jurídica da casa. O PL 045/2017 trata da contratação de um odontólogo e três enfermeiros para a secretaria de Saúde. O PL 046/2017 autoriza o Executivo a contratar três operadores de máquinas pesadas e agrícolas para a secretaria de Infraestrutura. O PL 047/2017 trata da contratação de quatro operadores de máquinas pesadas e agrícolas para a secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o PL 048/2017 que dispõe sobre a contratação de agentes de combate à endemias – ACE para a secretaria municipal de Saúde.
 
A abertura de crédito adicional especial no Orçamento Municipal de 2017 foi aprovada através do Projeto de Lei 049/2017. Trata-se de verba federal no valor de R$ 180 mil, possibilitada através de Emenda Parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT), e que servirá para a manutenção do serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU através da aquisição de novo veículo. O vereador Paulo César Pedroso que solicitou ao deputado a emenda parlamentar comentou durante a sessão que o recurso possibilitará a elevação da qualidade no atendimento tão importante para a comunidade, pois o veículo da SAMU já registra o natural desgaste pelo tempo de utilização.
 
A sessão seguiu com indicações dos vereadores Aldo Machado (PP) solicitou a poda de árvores na avenida, segundo o texto de sua autoria os Ipês do canteiro central da avenida no trecho entre a Fruteira Missões e o Lar do Idoso registram plantas invasoras, como a “Erva de Passarinho” o que justificaria uma poda visando a sanidade das árvores, solicitou ainda a manutenção da Avenida Prefeito José Nunes Abreu em frente a Acisam e a solução do aúmulo da água na mesma via próximo à residência do Sr. Juraci Lucero. Foram aprovadas por unanimidade.
 
O vereador Antônio Rui requereu a cópia do documento que regulamenta a inspeção Industrial e sanitária no município, segundo a sua justificativa realizada em plenário, o objetivo é tomar conhecimento das regras e exigências para buscar meios de flexibilizar a produção e a comercialização de produtos de origem animal e outros alimentos beneficiando os produtores e estabelecimentos do município. O texto foi aprovado por unanimidade.
 

Indicando manutenção de estradas com patrolamento e encascalhamento. O vereador Vinetom Oliveira (PP) solicitou serviços no Rincão dos Lopes, Rincão do Sarmento, Ensenada, Rincão dos Barcelos e Rincão do Umbú. Todas foram aprovadas.

 

 

Autor: Rogerio de Santis Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral